Na tarde de sexta-feira, 10, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Monte Alto reunido com prefeitos, gestores de Educação e representantes de 52 cidades da região para falar sobre políticas públicas voltadas ao ensino público.
O gabinete itinerante incluiu o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, e seus técnicos.
Em sua fala, a prefeita Maria Helena destacou a importância em receber um Ministro de Estado e citou realizações da pasta no município, que tem à frente a secretária Regina Tavares.
Milton Ribeiro iniciou seu discurso pontuando o que lhe foi pedido quando recebeu o convite para assumir o cargo de ministro da pasta: uma gestão com foco nas crianças e no ensino técnico profissionalizante.
Um dos focos do discurso do ministro foi o incentivo à alfabetização. “Senhores prefeitos, ajudem a alfabetização, incentivem seus secretários e professores a fazerem os aperfeiçoamentos que o MEC coloca de maneira gratuita no site do AVAMEC”.
O ministro falou também sobre a ampliação do Prouni – programa que visa a universalização do acesso ao ensino superior privado. Agora, alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares sem bolsa de estudos integral também podem ser contemplados com o programa. O anúncio foi feito a partir da publicação de uma medida provisória pelo presidente Jair Bolsonaro.
Em sua mensagem final, Milton Ribeiro destacou o papel fundamental que os professores desempenham, e continuarão desempenhando, em especial no momento após a pandemia: “No ano da pandemia, médicos, hospitais e profissionais de saúde foram protagonistas; após a pandemia, serão os professores, as escolas e os profissionais de educação os grandes protagonistas para a mudança que esse Brasil precisa.”
Monte Alto, agora, irá encaminhar projetos ao Ministério para a obtenção de verbas para o próximo ano. A construção de uma nova creche fará parte dos pedidos.
O evento foi abrilhantado pela música de Tatiane Lampa Assessoria Musical, Grupo Choramingando, e pelo violeiro caipira Gil Fenerich.