Desde a quarta-feira, 1º de maio, a vacinação contra a gripe está liberada para todas as faixas etárias acima dos seis meses de idade. Antes da decisão do Ministério da Saúde, a imunização pelo SUS tinha como público-alvo os grupos prioritários, como idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, crianças até seis anos e povos indígenas.
Segundo a ministra Nísia Trindade, a ampliação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação do vírus, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar.
Apesar de ser ampliada para todos os públicos, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações de outono e inverno. Entre os principais sintomas da influenza estão a febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Com a ampliação da campanha, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.
Em Monte Alto, a vacinação está disponível para todas as faixas etárias acima dos seis meses. Para receber a dose, basta comparecer a uma unidade de saúde portando documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.