Após um ano de pandemia no país, o Ministério da Educação (MEC) lançou um painel de dados da educação básica pública, que disponibiliza informações sobre a situação sanitária da educação básica pública brasileira diante desta nova realidade.
O objetivo do painel é servir como solução tecnológica, auxiliando dirigentes municipais, secretários estaduais de educação e diretores escolares na tomada de decisões dentro do contexto de agravamento da Covid-19.
A plataforma mostra ao usuário o número de matrículas, escolas e turmas, a quantidade de docentes, além de diversos mapas e gráficos que mostram informações importantes que envolvem os temas da educação e da pandemia.
Os dados apresentados foram coletados nas bases de dados oficiais educacionais e sanitárias, com o auxílio dos dados de redes de ensino públicas.
O painel foi lançado por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), que avalia a plataforma como útil para comunicar não só aos gestores, mas também à sociedade, sobre os problemas enfrentados pela educação básica na pandemia, que tem afetado a educação escolar das crianças, adolescentes e jovens.