O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com os governos estaduais e municipais deu início à Campanha Nacional contra Febre Aftosa no início de maio, e nesta primeira etapa, deverão ser imunizados bovinos e bubalinos com até 24 meses de vida.
As vacinas devem ser adquiridas somente em revendas autorizadas, e mantidas em temperatura de 2°C a 8°C, desde o momento da compra, passando pelo transporte até o momento da aplicação da vacina, já na fazenda. Agulhas novas devem ser usadas para a injeção da dose de 2 ml na tábua do pescoço do animal, escolhendo o período mais fresco do dia para conter adequadamente o animal e aplicar a vacina.
O produtor rural além de vacinar o rebanho, deve declarar ao órgão de defesa sanitária de seu estado. A declaração de vacinação pode ser feita de forma on-line ou presencialmente, nos postos que foram designados pelo serviço veterinário estadual, nos prazos estipulados.
Em novembro, está planejado o início da segunda etapa da campanha de imunização, que englobará todo o restante do rebanho. No caso de dúvidas ou para mais informações, o produtor pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.