Mesa Diretora do Legislativo apresenta Plano de Trabalho

Vereadores se reuniram com membros da imprensa e explanaram sobre o documento que conta com oito prioridades, algumas delas já cumpridas pela Casa de Leis
O presidente da Câmara, vereador Thiago Cetroni, explica o Plano de Trabalho da Mesa e ressalta o que já foi implantado

Na tarde de terça-feira, 6 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Thiago Cetroni, acompanhado pelos vereadores Paulo Carello e Thiago Durigan, membros da Mesa Diretora 2023 (com ausência justificada do vereador Donizete Morelli), receberam representantes da imprensa local para uma reunião que teve como objetivo apresentar o Plano de Trabalho da Mesa Diretora neste primeiro semestre.

Dividido em oito tópicos, cada qual subdivido em itens, o Plano apresenta as metas estabelecidas pelo Poder Legislativo montealtense para os seis primeiros meses deste ano, das quais algumas já foram cumpridas.

No início da reunião, Cetroni ilustrou a maneira como a Câmara Municipal funciona, bem como quais são os vereadores que compõem a mesa diretiva desta gestão.

Dando sequência ao encontro, ele apresentou a primeira prioridade estabelecida no Plano de Trabalho: a reestruturação funcional da Casa de Leis. A meta, já instituída, visa eliminar aquilo que não agrega valor ou que atrase processos, além de melhorar o desempenho dos gestores e garantir o acesso à informação por parte da população. O tópico inclui a ampliação do horário de expediente na Casa, reativação do perfil da Câmara nas redes sociais, normatização dos processos de compra do Legislativo, dentre outros.

A reestruturação administrativa foi o segundo tópico destacado. Nele, está imbuída a criação de novos cargos na Casa, como os de Agente de Produção Multimídia, Agente Cultural Legislativo e Oficial de Manutenção. A iniciativa, prevista na Lei Complementar nº 6/2023, foi sancionada pelo Executivo.

Cetroni falou também a respeito da reestruturação tecnológica, que consiste na implementação da votação eletrônica, otimizando o tempo durante as sessões, implantação de um sistema de segurança de dados na sede do Poder, modernização nos equipamentos, além da criação de um espaço para que os munícipes possam acompanhar as sessões quando o plenário tiver atingido sua capacidade máxima.

Outro ponto elencado por ele, e destacado no Plano, foi a obtenção do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – na sede do Poder Legislativo, que garante a segurança do ambiente contra incêndios.

Thiago Cetroni comentou sobre a criação da Web Rádio Legislativa salientando que a iniciativa era uma das principais metas do Plano de Trabalho da Mesa e já está em pleno funcionamento, oferecendo, segundo o presidente da Casa, uma programação de caráter informativo, educativo e de orientação social, bem como informações acerca dos trabalhos realizados pelo Legislativo.

A Procuradoria Geral da Mulher também ganhou destaque no encontro. Proposta em 2019 e implementada em abril, ela tem por objetivo receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; o órgão também coopera com organismos voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres.

Foi discutido, além disso, sobre a criação da Escola do Legislativo, uma ferramenta que, por meio de cursos, programas, palestras e estudos relacionados ao Poder Legislativo, contribui para a capacitação de agentes públicos, servidores e da sociedade sobre temas de interesse político, institucional e social. A ideia, segundo Cetroni, ainda não saiu do papel, mas há um enorme desejo em concretizar esta meta.

Por último, Thiago Cetroni e demais vereadores presentes comentaram sobre a reforma na sede da Câmara Municipal. Para tanto, de acordo com eles, uma reunião com todos os parlamentares e servidores para discutir sobre o tema deverá ser feita; os locais que demandariam maior atenção nas obras, análise dos recursos disponíveis, entre outros tópicos também entrariam na discussão.

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