Ao longo deste mês de junho, várias atividades educativas alusivas ao ‘Mês do Meio Ambiente’ serão desenvolvidas em Monte Alto, sob organização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Os trabalhos são, sobretudo, um meio de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado na quarta-feira, 5. A data, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da ONU, em 1972, tem por objetivo inspirar ideias ambientais positivas, bem como solenizar ações ambientais e poder dos governos, empresas e indivíduos na tentativa de criar um mundo mais sustentável.
Liderado pela PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o evento é liderado pelo órgão da ONU desde 1973, quando foi instituído.
Os trabalhos tiveram início na quarta-feira, no Centro de Educação Ambiental, na sede da secretaria, com uma palestra sobre o Programa ‘Cacau SP’ (Integração de Culturas), ministrada pelo engenheiro agrônomo Andrey Vetorelli Borges.
Workshops, oficinas, rodas de conversa, conferências das cidades e palestras, cujos temas giram em torno de sustentabilidade, prevenção de queimadas e aceiros, estão programadas para acontecer no restante do mês.
Além disso, acontecerá também uma visita técnica à Hortitec, em Holambra, numa iniciativa da Prefeitura Municipal e do CATI. O plantio de 200 mudas em parceria com a MACOPEMA e participação de alunos da EMEB Lourdes Siqueira também integra o calendário de atividades.
A programação termina no dia 25 com uma palestra ministrada por Luis Ernesto Cestari, que terá como foco a sustentabilidade.