O estacionamento do RibeirãoShopping será palco, neste domingo (25/08), de mais uma edição da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto. Além da prova de 21.097,5 km, a prova também contará com uma corrida de 5 km. Ambas as aferições passaram pelos crivos da Federação Paulista de Atletismo (FPA); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e World Athletics, maior entidade do atletismo mundial.
Atletas de 174 cidades brasileiras, de 13 estados mais o Distrito Federal, e representando seis países, vão participar da tradicional prova que vai cortar as principais ruas e avenidas da charmosa zona Sul de Ribeirão Preto. Todas as informações sobre o evento poderão ser acessadas no site www.mmirp.com.br. As provas terão início às 7 horas.
Assim como no ano passado, a MMIRP distribuirá R$ 41.200,00 aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite (dez primeiros) e Amador (cinco primeiros), masculino e feminino. A prova também integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), que está completando 120 anos.
Entrega dos kits
A entrega dos kits da corrida acontecerá nesta sexta-feira (23), das 14h às 22h, e no sábado (24), das 10h às 20h, na Praça de Eventos B do RibeirãoShopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540). Os inscritos deverão levar documento com foto e, no caso da retirada ser por um terceiro, levar cópia do documento com foto e autorização assinada pelo atleta (modelo de autorização: https://mmirp.com.br/retirada-do-kit-2024/). Não haverá entrega de kit no dia da prova.
Calendários oficiais
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, Caixa / Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como Viva LED, rádio Diário FM, Record, gráfica New Cores, DTP Comunicação Visual e Fonte Assessoria de Imprensa. A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Estre e KA2RP Eventos.
Pelotão africano na disputa
A campeã da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto em 2023, Viola Jelagat Kosgei, do Quênia, terá a companhia do também queniano, Kiplimo Kimutai.
Eles se juntam a nomes de peso do atletismo nacional, como os multicampeão Altobeli da Silva e a Kleidiane Barbosa Jardim. Além disso, há a forte concorrência regional, como os campeões de outras edições da Meia de Ribeirão, James Marcelino Ferreira, no masculino, e Eulália dos Santos e Tatiane Rodrigues, no feminino. Outro forte concorrente é o atleta de São Joaquim da Barra Walace Evangelista, terceiro colocado no ano passado.