Medicina estética: o olhar de uma dermatologista

 

Doutora Marília Maria Giannoni de Oliveira, graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – SP (CRM: 84.684), residência médica em dermatologia concluída na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – SP. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (RQE: 45.858). Cursos e congressos pós graduação para atualização curricular.
“A medicina entrou em minha vida na década de 90. Após o vestibular, lá estava eu na tão sonhada ‘FMUSP-SP’. Foram seis anos de muita experiência adquirida, muito estudo, plantões, até que chegou o tão esperado 6º ano e a dúvida do que fazer na residência médica, foi aí que a dermatologia entrou em minha vida. Foram três anos intensos de residência médica no Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo que me deram a base de tudo o que faço hoje e a lucidez e segurança diagnóstica. Centenas de pacientes passaram por mim naquele prédio: pronto socorro, enfermaria, ambulatório e centro cirúrgico. Hoje são 25 anos atuando exclusivamente na Dermatologia.
A área de atuação é extremamente vasta e conta com seguimentos clínico, cirúrgico, estético e laser. Na clínica vivo o dia a dia do dermatologista, são centenas de doenças de pele que se apresentam cada uma com sua especificidade e tratamento que, diferentemente de outras especialidades, podem ser diagnosticadas com um olhar clínico e sem necessidade de exames complementares, na maioria dos casos.
Por outro lado, na parte cirúrgica são várias patologias, desde a remoção de nevos (pintas), cistos, até o temido câncer de pele, em que o diagnóstico clínico se apoia ao exame de anatomopatológico para um tratamento mais eficaz. O médico dermatologista é o único profissional habilitado a fazer a remoção de qualquer lesão de pele, usando a dermatoscopia (exame com uma lupa que diferencia lesões benignas e malignas) para diagnóstico e tratamento.
Agora a área mais disputada: Medicina Estética. Como o próprio nome se intitula, é uma área exclusiva da Medicina. A princípio temos os tratamentos superficiais de textura de pele, como peelings, dermoabrasões, agulhamentos, subincisões e resurfacings. Esses tratamentos podem ser corporais ou faciais, em que utilizam-se substâncias e atingem-se profundidades diversas, com diferentes graus de severidade da troca celular cutânea. Alguns desses procedimentos requerem analgesia pelo desconforto que acarretam ao paciente.
Passando para os tratamentos profundos, temos como principal aliado para rugas de expressão da face a aplicação de toxina botulínica. Procedimento médico que visa a paralisação da musculatura da mímica, cuja consequência principal é a uniformização da pele. A aplicação é profunda, feita com agulha e que necessita de estudo prévio da anatomia facial, aplicada ao paciente, pois os pontos de aplicação não são fixos, o que pode acarretar resultados desastrosos de um procedimento tão banalizado nos dias atuais.
Partindo para um plano mais variado, temos os preenchedores faciais. O mais utilizado é o ácido hialurônico que atua em sulcos, depressões, cicatrizes e falhas de preenchimento. Dependendo da forma de aplicação, é possível atingir o efeito lifiting facial, chegando a tão falada harmonização facial, quando associada à aplicação de toxina botulínica. É um procedimento de alta complexidade que age em toda a face, incluindo lábios e região cervical e que leva em conta as características harmônicas do paciente e de suas necessidades, pelos riscos que oferece, desde oclusão de vasos, hematomas até assimetria facial.
Para o tratamento de flacidez facial e corporal e também volumização, temos os bioestimuladores, como ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio, que atuam conjuntamente com fios de sustentação no desabamento da silhueta facial. Apenas um médico dermatologista é capaz de uma avaliação criteriosa, tanto ativa como passiva da musculatura facial, indicando um ou vários dos procedimentos acima citados para o paciente.
Por fim, temos a aplicação de laser para diversos campos dermatológicos, desde manchas, cicatrizes, textura de pele, depilação definitiva e até gordura e flacidez localizada, facial e corporal. São diversos tipos de aparelhos de laser, com diversas ponteiras para aplicação, podendo gerar queimadura e cicatrizes na pele. Por isso, é imprescindível o acompanhamento por um médico para um resultado garantido.
Portanto, a Medicina Estética é um campo de atuação muito sério e complexo, que visa a melhora física e psicológica do paciente. Somente um médico é capaz de corrigir resultados indesejados e/ou inesperados, que podem levar a sequelas temporárias ou permanentes e têm como principal causa a falta de técnica ou erros de aplicação. Assim, é imprescindível informar-se sobre os procedimentos estéticos e procurar um profissional habilitado para sua realização.


  • Na foto, Dra. Marília, em seu consultório, sem máscara apenas para o momento da foto

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o