Mauro Cavaletti e Thiago Durigan pedem informações sobre prevenção de queimadas em Monte Alto

Período de forte seca (maio a dezembro) facilita queimadas e incêndios e vereadores querem saber plano de ação do Executivo para atuação da Brigada de Incêndio

Preocupados com as queimadas e incêndios clandestinos que ocorreram na cidade no ano passado, os vereadores Mauro Cavaletti e Thiago Durigan, pedem informações da Prefeita Maria Helena Rettondini acerca do monitoramento realizado pelo Poder Executivo, visando mitigar o risco de novas ocorrências. O Pedido de Informação nº 121/2021, ,foi aprovado por unanimidade na 10ª Sessão Extraordinária.

Os parlamentares desejam saber qual o plano de ação montado pela Prefeitura Municipal para atuação da Brigada de Incêndio de Monte Alto e se houve aquisição de mais equipamentos, bem como reuniões com os proprietários agrícolas atingidos no ano de 2020.

Eles também questionam se a Prefeitura efetivou convênio com usinas a fim de receber auxílio nas ações de combate às queimadas, bem como se houve contato com as prefeituras das cidades vizinhas, em busca de ações conjuntas.

Além disso, Mauro e Thiago perguntam se houve parcerias com entidades ambientais ou reuniões com a Concessionária de Rodovias TEBE visando reduzir ocorrências e propor soluções pontuais no monitoramento, respectivamente.

“De maio até dezembro de 2021, será um período forte de estiagem, onde a seca facilitará queimadas e incêndios. Assim, se faz necessário um planejamento conjunto, de forma a evitar queimadas e incêndios em nosso município, como os que ocorreram no ano passado”, finalizam os vereadores.

Também na 10ª Sessão Extraordinária, o vereador Mauro Cavaletti indicou à Prefeita Municipal viabilizar a aquisição do Scanner Planetário de alta resolução, com o objetivo de colocar os museus de Monte Alto na Era Digital: Museu Virtual da História de Monte Alto, Museu Virtual de Paleontologia de Monte Alto e Museu Virtual de Arqueologia de Monte Alto.

Segundo o parlamentar, o equipamento deverá ser utilizado por arquivista digital, responsável por digitalizar, catalogar cronologicamente e publicar em sites próprios dos museus e na página da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Monte Alto.
“Documentos antigos pouco podem ser manuseados, sob pena de serem danificados. Daí nasce a necessidade de digitalização”, ressalta o vereador.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o