Única mulher da próxima Legislatura da Câmara de Monte Alto, Maria do Carmo Irochi Coelho ocupará, pela segunda vez, uma cadeira na Casa de Leis. Em 2 de outubro, ela obteve 293 votos e garantiu sua vaga pelo quociente eleitoral. No geral, ficou na 13ª posição. Há quatro anos, havia sido candidata a vice na chapa de Benedito Ferreira ao Executivo. Nesta entrevista, a nova vereadora fala de seus projetos para o próximo ano e conta como foi sua campanha. Confira!
Jornal O Imparcial: Quem é você?
Maria do Carmo: Nasci em Monte Alto, filha de João Irochi e de Rosa Pieri Irochi. Tenho dois filhos e três netos. Sou professora, diretora de escola e advogada. Determinada e comprometida com a cidadania.
Jornal O Imparcial: Como foi a sua campanha?
Maria do Carmo: Simples, com pequeninos custos, contando com a família, pessoas ligadas ao meu partido político (PRP), amigos, alunos e algumas pessoas fiéis que me acompanharam, que se dedicaram gratuitamente, por amizade, por carinho, sem ônus e que confiaram e acreditaram no lançamento da candidatura.
Jornal O Imparcial: A que atribui a sua vitória?
Maria do Carmo: Aos companheiros do meu partido e à coligação partidária, bem como, às pessoas que votaram, escolhendo com a consciência, com o coração e a razão, em virtude da minha história de luta, de muito estudo e de ter conhecimento na área legislativa-constitucional. Ou seja, os votos que adquiri foram com certeza, sinceros e autênticos, sem compra de votos, aos quais agradeço demais.
Jornal O Imparcial: Como você vê Monte Alto?
Maria do Carmo: Uma cidade que amo, que nasci e que é meu berço. Um município lindo, de povo acolhedor, de clima maravilhoso, de muitas possibilidades de progresso e pujança.
Jornal O Imparcial: O que os munícipes podem esperar do seu mandato?
Maria do Carmo: Muito trabalho, coragem, garra, disponibilidade, comprometimento e amor a Monte Alto; bem como serei fiscal constante em defesa dos direitos de cidadania de toda a população. Quero ser, essencialmente, a vereadora presente, atuante, constante, disponível para toda a população. Já estou diminuindo as minhas atividades profissionais para me dedicar em maior parte do tempo para a vereança.
Jornal O Imparcial: Em que aspectos a cidade precisa melhorar?
Maria do Carmo: Na oferta de emprego, com uma proposta voltada aos empreendedores, com maiores subsídios para melhorar os já existentes, e em motivar empresas para nosso município em uma gestão administrativa mais fluida, ágil e eficaz na resolução e consecução de serviços e dos problemas que ocorrerem.
Jornal O Imparcial: Sabemos que o vereador tem que legislar por toda a cidade, mas quais serão seus principais focos de atuação?
Maria do Carmo: Educação, saúde, atendimento à família, à mulher, mais diversão sadia para os jovens, e tudo que for para a construção da cidadania, tornando as pessoas mais felizes, como ampliação da casa própria, mais emprego, mais participação democrática da população nas decisões do município.
Jornal O Imparcial: Mesmo antes de assumir, sabendo da vitória de João Paulo/Bicudo, você se declara de situação ou oposição? Por quê?
Maria do Carmo: Eu sou pela unidade de princípios em prol da cidadania. Não acredito na oposição por oposição. A política tem duas vertentes, a situação e a oposição partidárias, ou seja, ideológica. Neste patamar, é questão de conduta. Entendo que não é caso de oposição ao Prefeito, mas à situação em si. Contudo, a minha postura é a favor da população, de seus direitos consignados, da defesa destes direitos, ou seja, não é oposição a quem e ou que está no poder, e, sim, opto pelo lado dos que não tem voz e vez, dos desempregados, dos famintos, dos desvalidos, dos que têm sede e fome de justiça, pelos valores éticos e cristãos de vida e de dignidade.
Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
Maria do Carmo: Agradeço a todos a força, a torcida, o carinho, o voto, a energia positiva em me apoiar e vir feliz me abraçar por eu ser a única mulher na Câmara. Que os Anjos e Deus Todo Poderoso nos abençoem e abençoem as famílias e o município de Monte Alto neste Natal. Que tenhamos coragem, saúde, comprometimento e fé em todos os dias do Ano Novo. Que venha o Novo Ano repleto de esperança e de novos ideais. Obrigada por tudo e pela oportunidade deste diálogo aberto e sincero. Abraços e conte comigo sempre!