Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Monte Alto, realizada na segunda-feira, 18 de novembro, Maria da Graça André da Silva foi agraciada com o Título de Cidadã Montealtense por iniciativa da vereadora Maria do Carmo Irochi Coelho. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Logo no início da Sessão, Maria do Carmo leu a biografia da homenageada e disse que estava muito feliz pela mais nova cidadã montealtense. Emocionada, Maria também agradeceu a presença dos familiares, amigos e membros do Rotary Clube e da Casa da Amizade, de Monte Alto e Taquaritinga, que fizeram questão de acompanhar a homenagem dedicada à “Dagrá”.
Convidada a usar a palavra, Maria da Graça André da Silva, emocionada, disse que era uma noite de muita alegria, agradeceu o gesto da Câmara Municipal e, em especial, a vereadora Maria do Carmo pela iniciativa. “Cerca de 90 % da minha vida foi aqui em Monte Alto, por isso, divido com todos, indistintamente, esta homenagem e o honroso título. Do fundo do meu coração, faço um agradecimento solene à esta cidade amiga e aos seus habitantes”, completou.
HISTÓRIA – Nascida em Pirangi/SP, a homenageada casou-se com Carlos Alberto da Silva (in memoriam) e teve dois filhos: Fabiana André da Silva de Simone e Carlos Henrique André da Silva.
Ela cursou Ciências Sociais e Artes Industriais, pela UNAERP, em 1971. Exerceu a função de professora substituta na E.E. Dr. Raul da Rocha Medeiros e Centro Educacional SESI.
Em 1971, prestou concurso público estadual, foi aprovada para o cargo de agente administrativo e nomeada para trabalhar no Departamento de Pessoal, na Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo, junto ao gabinete do Secretário. No ano de 1972, foi transferida para a Delegacia de Polícia de Monte Alto; no período de 1973 a 1976 prestou serviço comissionado no Cartório Eleitoral. Dentre 1977 a 1991, voltou a exercer a função de agente administrativo na Delegacia local, assumindo a CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), sendo agraciada com várias promoções por merecimento; também exerceu o cargo de Escrivã de Polícia, chefe do Cartório Central, até 1998, quando se aposentou.
Foi nomeada Comissária de Menores em 20/02/1990 até a criação do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Hoje é membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública deste Município. Foi Secretária do Conselho de Segurança (CONSEG), desde sua fundação até 1998 e membro da Comissão Pastoral da Paróquia (CPP) do Senhor Bom Jesus. Associada do Rotary Club de Monte Alto, foi membro em várias comissões, presidente no ano rotário 2013/2014 e, posteriormente, agraciada com o título Paul Harris, maior honraria em Rotary.