Seguindo o ritmo do país, Monte Alto vive, agora, o pico da pandemia, que aqui teve início em abril de 2020. A cidade encerrou o mês de março com o mais alto número de notificações, casos positivos e óbitos registrados desde o início da crise sanitária.
Segundo os boletins divulgados diariamente, foram mais de 1750 notificações. Destas, 1120 casos foram positivados e 602 negativos, além dos que aguardam resultado de exame.
Apenas no dia 26, quatro óbitos foram registrados, já no último dia do mês, foram mais três, somando-se a 22 mortes no mês, mais de 25% de toda a pandemia.
A cidade também vivenciou, neste mês, a máxima ocupação dos leitos de UTI e enfermaria. A taxa chegou em 112% dos leitos ocupados, com a triste realidade de pessoas que não resistiram ao aguardar por uma vaga.
No momento, 27 pessoas estão em tratamento nos leitos da cidade, sendo 18 em UTIs e 9 em enfermaria. Já aqueles que estão em tratamento com casos considerados leves somam 355.
Com a capacidade ultrapassada em seu máximo, leitos de enfermaria e UTI que não são de Covid-19 passaram a ser utilizados junto aos convênios.
Atualmente, a cidade está na fase emergencial, a mais restritiva do Plano SP, desde o dia 15 de março. Os estabelecimentos trabalham de portas fechadas, vendendo seus produtos apenas via delivery ou drive-thru. A fase teria fim no dia 30 de março, mas foi prorrogada até o dia 11 de abril. A prefeitura e os órgãos de saúde responsáveis seguem com o apelo para a população ficar em casa e respeitar as medidas de combate ao novo coronavírus.