Março é o mês em que se é dedicada uma atenção especial à saúde feminina. Além de ter o dia 8 como data reservada à comemoração do Dia Internacional da Mulher, surge neste período a campanha Março Lilás, que tem por objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de colo de útero, considerado o terceiro tumor que mais aflige a população feminina.
A doença tem sua origem de uma infecção provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV –, que não causa nenhum tipo de anomalia na maioria dos casos, entretanto, em alguns deles, podem ocorrer alterações celulares e evoluir para um câncer.
Os sintomas da neoplasia incluem sangramento vaginal atípico, seguido de anemia, dores nas pernas e/ou nas costas, problemas urinários ou intestinais, corrimento anormal, dores na pelve – até mesmo durante as relações sexuais – e perda de peso. O câncer pode afetar mulheres que tenham entre 34 e 44 anos, no entanto, é mais comum ser diagnosticado a partir dos 50.
Existem diversas formas de se prevenir a doença, sendo elas a vacinação contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos, e para meninos de 11 a 14 anos, e é oferecida gratuitamente pelo SUS, podendo prevenir 90% das verrugas genitais e 70% dos cânceres de colo de útero. Outra maneira eficaz, é a utilização de preservativos durante as relações sexuais, reduzindo, desse modo, o risco de contágio.
Conhecido como Papanicolau, o exame preventivo deverá ser feito por todas as mulheres após o início da vida sexual, pelo fato de ser capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que podem ser curadas na maioria dos casos, não evoluindo para uma neoplasia.