
O mês mundial de conscientização da Endometriose começou. O Março Amarelo se refere à doença que atinge muitas mulheres pelo mundo. A endometriose é uma doença ginecológica benigna e crônica e pode estar relacionada coma infertilidade em alguns casos.
O Março Amarelo tem como objetivo alertar sobre a doença para a população no geral. A endometriose afete cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo mais de seis milhões somente no Brasil. Estudos indicam que muitas mulheres sofrem com a doença sem ao menos saber que possuem a enfermidade.
Os primeiros sintomas da endometriose podem passar despercebidos durante o ciclo menstrual de qualquer mulher: cólicas, alteração no período menstrual e constipação. Outros sintomas e mais presentes são: dores pélvicas e durante as relações sexuais, alterações intestinais, sangramento nas fezes e infertilidade.
Para o diagnostico, é necessário procurar um médico ginecologista e apresentar suas queixas para que sejam realizados os exames. Se diagnosticado, o tratamento pode ter início imediato com anticoncepcionais. Em algumas situações, os casos podem ser clínicos e necessitem de cirurgia.
As mulheres que apresentaram algum tipo de desconforto intenso durante o ciclo menstrual ou durante as relações sexuais devem procurar um médico para que o caso seja analisado.