Mais de 40 competidores de toda a América Latina participaram, no dia 28 de julho, em Viña Del Mar, no Chile, do Torneio Latino-Americano de Kettlebell Sport. Dentre eles, estava o professor montealtense Luciano Antonio Rechia, 42, que conquistou a medalha de ouro na prova Snatch, categoria para atletas de 73 kg a 78 kg, com um Kettlebell de 40 kg, o maior peso da disputa.
Na prova, o equipamento é retirado do chão e deve ser levado até acima da cabeça. Vence o atleta que conseguir executar mais repetições no tempo da prova. Luciano completou 23 repetições em cinco minutos, um recorde latino-americano. Mesmo com o recorde, o atleta citou o frio como um dos fatores de dificuldade para a realização da prova, realizada no ginásio de esportes da Universidade Andres Bello.
Luciano é atleta profissional de Kettlebell há cerca de três anos e parceiro da CrossFit Ribeirão há mais de dois anos. Ele conheceu o esporte nos Estados Unidos. Para a competição, Luciano se preparou em Monte Alto e também no box da CrossFit Ribeirão. “O recorde na categoria é um grande momento pra nós, brasileiros e latino-americanos”, destaca. No ano passado, o atleta foi campeão brasileiro e também conquistou o World Kettlebell Grand Prix Series 2016.
Surgido originalmente na Rússia, o kettlebell vem conquistando adeptos no Brasil, que já conta com calendário de competições e ranking dos atletas.