O eclipse lunar mais longo do século terá 1h42 de fase total e quase 4 horas de parcial nesta sexta-feira, 27. O fenômeno tem previsão de começar às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil. Mesmo assim, o brasileiro poderá observar uma parte da fase total – quando o satélite está inteiro na sombra – e da fase parcial (umbra); é só esperar a Lua nascer! Tudo acaba às 19h19. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue.
De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total – na parte oeste do país, o eclipse será visto somente como parcial. O Observatório diz que, para ver a Lua ainda no eclipse total, as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o ceú perto do horizonte a leste.
O QUE É? – Um eclipse ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O fenômeno acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra e deixa de ficar visível pois deixa de ser iluminada pela luz do Sol.