Na 79ª sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 13, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 184/2022, de autoria do vereador-segundo secretário, Thiago Durigan, que dispõe sobre declarar de utilidade pública a Associação Projeto Osmar Luz. Integrantes da entidade estiveram no plenário, onde acompanharam a discussão e votação do projeto.
A iniciativa rendeu elogios dos vereadores, Prof. Baltazar Garcia, José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’, Mauro Cavaletti e Mauro Cesar de Toledo, ‘Cesinha’, que ressaltaram a importância dos serviços prestados pela Associação para com o município.
Fundada em 25 de abril de 2017, a Associação é de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e tem como principal atividade econômica a prestação de serviços de assistência social.
Segundo Durigan, a entidade promove um trabalho voluntário com as crianças do bairro Vera Cruz e imediações; teve início em agosto de 2016, na quadra comunitária, com a contação de histórias, brincadeiras e lanches.
No ano de 2017, os trabalhos passaram a ser desenvolvidos na Rua Benedito Tercini, 101, num espaço cedido gentilmente pela União Espírita de Monte Alto. Com atualmente 14 voluntários, as pessoas contam com doações mensais de colaboradores e realizam bazar da pechincha, a fim de angariar fundos para cobrir as despesas e os lanches que são ofertados às 40 crianças, das 9h às 11h, aos sábados.
A partir de 2019, de acordo com o parlamentar, a Associação foi contemplada com recurso do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Desse modo, ela ofereceu uma professora, todos os dias, com horários agendados, para realizar atendimento pedagógico. Aulas de informática, violão e matemática também estão disponíveis.
Todos os anos, a entidade promove festas de Páscoa, Junina, Dia das Crianças e Natal, além de levar as crianças para visitarem os museus, lar de idosos, entre outros espaços, a fim de oferecer aprendizado e socialização.