Legislativo reconhece a Associação de Serras e Trilhas em Moção de Louvor pelos 10 Anos da Rota das Capelas

Na sessão, vereadores aprovaram projeto que torna a Rota das Capelas Patrimônio Imaterial de Monte Alto

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Monte Alto, o vereador-primeiro-secretário, Professor Me. Thiago Cetroni, apresentou a Moção de Louvor nº 2/2023, reconhecendo o trabalho da Associação de Serras e Trilhas pelos relevantes serviços prestados ao município e pela celebração dos 10 anos do percurso turístico “Rota das Capelas”.

Em sua propositura, Cetroni enfatizou o papel fundamental da Associação na promoção do ciclismo e do cicloturismo, destacando a integração entre esporte, lazer e turismo. “Por meio de sua atuação comprometida, a Associação tem fortalecido a imagem deste Município de Interesse Turístico, consolidando Monte Alto como uma referência no cicloturismo”, afirmou o parlamentar.

O vereador ressaltou que o trabalho incansável da Associação não apenas inspira a prática do Turismo de Aventura, mas também proporciona experiências enriquecedoras para os visitantes, impulsionando o desenvolvimento do turismo na região. Além disso, a atuação da Associação contribui para a valorização do patrimônio natural e cultural, fomentando a economia local.

A Rota das Capelas, criada em 2015 pelo ciclista Reginaldo Vanderlei Bergamin, conhecido como “Pit”, se consolidou como um ícone de fé, cultura, esportes e preservação ambiental. Durante a sessão, o Presidente da Câmara, Professor Me. Baltazar Garcia, parabenizou “Pit” e sua esposa, Andrea Telles Bergamin, pelo sonho realizado, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Ele também elogiou a parceria da Associação com o poder público, destacando o trabalho do Secretário de Turismo e Cultura, Murilo Silva.

“Pit” e Andrea (foto) estiveram presentes na 8ª Sessão Ordinária, onde acompanharam a discussão e votação da Moção de Louvor. Após a aprovação unânime, o casal foi convidado a se pronunciar na tribuna. “Pit” compartilhou sua experiência na criação da Rota das Capelas e o esforço para viabilizar o percurso de 92 km, enquanto Andrea expressou sua gratidão a todos os voluntários que colaboram com a Associação.

A sessão também contou com a presença do Diretor de Turismo, Renan Petrasso, e do Secretário de Turismo e Cultura, Murilo da Silva (Murilão Mix), que acompanharam a votação da propositura de Thiago Cetroni.

Além da Moção de Louvor, foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei nº 4/2025, de autoria do Poder Executivo, que declara a Rota das Capelas como Patrimônio Cultural Imaterial de Monte Alto, reforçando sua importância para a identidade local, a preservação das tradições e o fortalecimento do turismo na região.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de