O vereador-presidente da Câmara Murilo Jácomo, através de Moção de Apoio nº 32/2022, subscrita pelos demais vereadores, expressou apoio do Poder Legislativo à manutenção dos Correios como empresa pública, haja vista o projeto apresentado ao Congresso Nacional pelo Governo Federal para sua privatização.
Para tanto, o parlamentar encaminhou ofício com a cópia da Moção às autoridades, entre elas o presidente da República Jair Bolsonaro; presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; aos ministros Ciro Nogueira, Fabio Faria, Paulo Guedes e Paulo Alvim; à presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Maria Pires Weber; secretário Federal de Controle Interno, Controladoria Geral da União, Antônio Carlos Bezerra Leonel; presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; aos senadores do estado de São Paulo, Alexandre Luiz Giordano, José Serra e Mara Gabrilli; ao presidente da Assembleia Legislativa, ‘Carlão’ Pignatari; presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto, entre outros.
Na proposta, o presidente do Legislativo municipal considera de interesse social e de extrema relevância os serviços prestados aos cidadãos, empresas, órgãos públicos federais, municipais e estaduais, pelos Correios.
“Os Correios são parceiros e fator de fomento das pequenas e médias empresas, especialmente das que atuam no comércio eletrônico (e-commerce), sendo líder no segmento de encomendas nacionais e internacionais, com preços competitivos e que ajudam, inclusive, na regulação do mercado e na manutenção de preços mais justos”, ressalta o parlamentar.
Murilo ainda ratifica que os Correios não são uma estatal dependente dos recursos do Tesouro Nacional; e que nos países de grande extensão territorial, como o Brasil, o serviço postal é prestado por empresas públicas e não privadas.
“São diversos os benefícios da presença dos Correios e da oferta de seus serviços à população e à economia de Monte Alto. Por tudo isso, é do interesse coletivo que os Correios permaneçam atuando como verdadeiro braço do Governo Federal, em todo o território nacional”, finaliza Murilo.