Por G1
Um laudo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) aponta dengue como causa da morte do bebê Zian José Dias Rodrigues, de 5 meses, em Monte Alto (SP).
Zian morreu no último dia 5 de junho. A família alega que um médico do pronto-socorro da cidade receitou ao menino o anti-inflamatório ibuprofeno, que, de acordo com especialistas, pode aumentar as chances de hemorragia em pacientes com dengue.
O documento do HC, elaborado na quarta-feira (21), cita a infecção pelo vírus da dengue e o pulmão em choque de Zian como causas correlatas.
A mãe da criança, Tainá Tiessa, disse esperar que o que aconteceu com o filho sirva de exemplo e pediu médicos mais preparados.
“O que eu queria é que eles tivessem dado mais atenção. Queria que eles colocassem médicos capacitados. Lógico que os médicos não saem de casa para querer matar uma pessoa, mas que fizessem mais exames. Queria que eles reparassem o erro, colocassem pessoas mais capacitadas para dar respaldo a nós, que dependemos do SUS”, cita.
O g1 perguntou à Secretaria de Saúde de Monte Alto quais medidas devem ser tomadas após o resultado do laudo do HC, mas não obteve retorno.
Sangramento após tomar remédio
Zian foi ao pronto-socorro no dia 3 de junho, com febre alta e manchas pelo corpo. Ainda de acordo com familiares, o médico que o atendeu disse que se tratava de uma infecção na garganta e receitou o anti-inflamatório ibuprofeno.
No dia seguinte, após tomar o medicamento, o bebê começou a ter sangramentos e voltou ao pronto-socorro.
Devido à gravidade, foi internado na Santa Casa de Monte Alto à espera de transferência, mas não resistiu e morreu no dia 5.