A partir de 1º janeiro de 2017, Julio Raposo do Amaral Neto se tornará o vereador com mais Legislaturas em Monte Alto. Esta será a sexta vez que irá ocupar uma cadeira na Câmara de Monte Alto. Em 2 de outubro, foram 887 votos dos montealtenses, o que o colocou na quarta colocação geral entre os eleitos. Vereador, ex-vice-prefeito, advogado, Júlio vem de uma família com tradição na política: seu avô, de quem herdou o nome, também foi vereador e presidente da Câmara. Acompanhe, na entrevista abaixo, como foi a campanha que o reconduziu de volta ao Legislativo, bem como suas ideias e projetos para os próximos quatro anos.
Jornal O Imparcial: Quem é você?
Julio Raposo: Sou Julio Raposo do Amaral Neto, nascido em 05/07/1959, filho de Sérgio Borghi Raposo do Amaral e Henriqueta Pagliuso Raposo do Amaral. Estudei no nas escolas Jeremias, Zacaharias e no Colégio Santo André, em Jaboticabal, onde me tornei técnico em análise de laboratório. Fiz o curso de Direito na Unaerp em Ribeirão Preto. Casei em 1980 com Fátima Aparecida De Assis Raposo do Amaral, com quem tenho dois filhos, Juliana e Sergio, que me deram três netas, Emanuelle, Emily e Rafaela. Trabalho na Sabesp desde 1983. Tenho cinco mandatos de vereador, sendo quatro vezes Presidente da Câmara, e fui uma vez vice-prefeito, na gestão do Dr. Elias Badhur.
Jornal O Imparcial: Como foi a sua campanha?
Julio Raposo: Foi transparente, séria e objetiva, falando para a população a verdade, demonstrando a todos qual a verdadeira função de um vereador no exercício de mandato, representando toda a população. Contei com a ajuda de meus familiares e muitos amigos e amigas, aos quais aproveito a oportunidade para agradecer mais uma vez. Assumi compromissos de trabalhar em beneficio da população fiscalizando e sugerindo ações ao Executivo, no sentido de melhorar os serviços que a Prefeitura oferece a todos, e assim, melhorando a qualidade de vida dos montealtenses.
Jornal O Imparcial: A que atribui a sua vitória?
Julio Raposo: Acredito que minha vitória ocorreu primeiramente com a coligação feita pelo PMDB/PTB/PCdoB e PTN, apoiando a chapa João Paulo/Bicudo, porque, sem essa coligação proporcional, não conseguiríamos alcançar o quociente eleitoral. Agradeço a todos os candidatos que participaram desta coligação, sem os quais não seria possível a nossa eleição, Além desse fato, acho que o trabalho que desenvolvi nos outros mandatos, acrescido aos apoios dos meus familiares e amigos e amigas. Por fim, os 887 eleitores que confiaram em mim e acreditaram na necessidade de contar com um representante com condições de corresponder suas expectativas, em defender os interesses da população, sempre fiscalizando a aplicação do dinheiro público de forma transparente e eficiente.
Jornal O Imparcial: Como você vê Monte Alto?
Julio Raposo: Vejo uma cidade progressista e trabalhadora, com um potencial muito grande, no Comércio, Indústria e Agricultura. Monte Alto é uma cidade privilegiada, temos uma reforma agrária natural, com muitos proprietários rurais, muitas indústrias e um comércio que disputa de igual para igual com comércio de cidades de porte maior do que o nosso, contamos com várias entidades sociais, e uma Santa Casa exemplar (modelo); tem uma economia diversificada que garante um desenvolvimento sustentável. Temos que torcer para que nosso País volte ao desenvolvimento, com uma política econômica séria e segura, que possibilitará aos empresários nacionais e internacionais investirem novamente em nosso país.
Jornal O Imparcial: O que os munícipes podem esperar do seu mandato?
Julio Raposo: Podem esperar um trabalho sério e transparente, sempre buscando o cumprimento das leis vigentes em nosso País, mas, também um vereador disposto a ajudar a Administração, reivindicando junto aos nossos Deputados, Secretários de Estado, Governador, Ministros e até mesmo ao Presidente da Republica, a liberação de verbas. Reivindicações estas que serão feitas após consulta ao Prefeito João Paulo, que terá a responsabilidade de aplicar o dinheiro, buscando a realização e cumprimento das propostas de campanha; propostas estas que foram aprovadas pela população, com a votação recebida na última eleição. Além dessas reivindicações, atuaremos analisando os Projetos de Leis enviados pelo Executivo, verificando sua legalidade, viabilidade e oportunidade, levando sempre em consideração o momento econômico que o País vem passando; faremos sugestões através de indicações, e sempre que possível, apresentaremos projetos no sentido de modernizar a Legislação Municipal.
Jornal O Imparcial: Em que aspectos a cidade precisa melhorar?
Julio Raposo: Acho que Monte Alto tem que melhorar na limpeza dos bairros, principalmente com a limpeza dos terrenos; desenvolver um programa para que se conserte e construa calçadas em toda a cidade, construção de um Distrito Comercial/Indústrial, visando propiciar a instalação de novas Industrias e novos Comércios, dando prioridade às Indústrias que já estão instaladas na cidade mas que não tem como se expandir por falta de área; e desenvolver um programa a médio prazo no sentido de se recuperar a malha viária da cidade, e ainda, lembrar de elaborar um projeto para conservação de nossas estradas rurais.
Jornal O Imparcial: Sabemos que o vereador tem que legislar por toda a cidade, mas quais serão seus principais focos de atuação?
Julio Raposo: Entendo que um vereador no exercício de mandado não deve escolher esse ou aquele foco de atuação, pois entendo que todos os setores são importantes e merecem toda a atenção dos vereadores e do prefeito; trabalharemos neste sentido, buscando oferecer à população serviços de qualidade e eficientes.
Jornal O Imparcial: Mesmo antes de assumir, sabendo da vitória de João Paulo/Bicudo, você se declara de situação ou oposição? Por quê?
Julio Raposo: Sou situação, porém não abriremos mão de fiscalizar e, verificando necessidade de conversarmos com o Prefeito no sentido de melhorar ou solucionar problemas, não exitaremos. Acredito que o João Paulo e o Bicudo estão imbuídos de muita vontade e trabalharão ao máximo pela nossa cidade. Antes da eleição, conversamos muito, e chegamos à conclusão que o melhor para nossa cidade eram as propostas apresentadas à população, e agora lutaremos para colocá-las em prática.
Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
Julio Raposo: Quero, acima de tudo, agradecer a Deus pela minha eleição, agradecer aos meus familiares, aos meus amigos e amigas e a todos que confiaram em mim e depositaram seu voto. Dizer que trabalharei muito em favor da população, pois vi nessa campanha, no semblante de cada um, a esperança e a necessidade de políticas publicas sérias eficientes, a transparência, cada vez mais indispensável na aplicação do dinheiro público, pois com a transparência aliada à eficiência dos serviços conseguiremos devolver em benefícios o dinheiro arrecadado com impostos. Tenham certeza que honrarei o voto de cada um e não medirei esforços no sentido de auxiliar a administração a oferecer serviços de qualidade e eficientes. O vereador é um representante do povo, a Câmara Municipal é a casa do Povo, e nesse sentido, lembrando sempre disso, é que desenvolverei meu trabalho na Câmara Municipal. Muito obrigado!