O mês de julho marca a conscientização de infecções por hepatites virais e os cuidados que devem ser tomados para prevenir e controlar estas doenças.
As hepatites virais são provocadas por vírus que apresentam características distintas, sendo os mais comuns os tipos A, B ou C. As infecções são na maioria das vezes silenciosas e atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
De acordo com especialistas, uma das formas mais eficazes de combate às hepatites virais é através do teste sorológico. Com o diagnóstico precoce, é possível realizar o tratamento adequado, proteger o fígado de danos adicionais e impedir a disseminação da doença, que pode agravar o quadro do paciente.
Para realizar os testes é muito fácil: para as hepatites A, B e C, eles estão disponíveis gratuitamente pelo SUS, assim como a vacina para prevenção da hepatite B. O Ministério da Saúde estima que 1,7 milhão de brasileiros sejam portadores do vírus da hepatite C, e 756 mil portadores do vírus da hepatite B. Porém, muitas pessoas não sabem que são portadoras do vírus e o teste é um diferencial para o diagnóstico.