O Governo do Estado de São Paulo realizou um mapeamento sobre os mais infetados com a doença da COVID-19. Os jovens são os principais responsáveis pela disseminação do novo coronavírus. Os dados foram divulgados pelo médico João Gabbardo, Coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19 no Estado de São Paulo.
O paradoxo está aí: o futuro da nação vai nos encher de orgulho como sempre imaginávamos ou vai nos matar por não terem responsabilidade coletiva?
De acordo com o levantamento, sete em cada dez pessoas que testam positivo e espalham o vírus têm menos de 50 anos; enquanto isso, sete em cada dez pessoas que estão internadas na UTI tem mais de 50 anos e nove em cada dez pessoas que morrem por COVID tem mais de 50 anos, seguindo as estatísticas.
Esse quadro e apresentação de estatística fez com que o Governo de São Paulo fizesse um apelo, pedindo para que os jovens respeitem o isolamento social, principalmente ao longo desta semana de festa de Carnaval, em que uma grande maioria viaja ou está presente em festas clandestinas. O Governo ainda não se pronunciou sobre medidas mais restritivas ou endurecimento para com a população mais jovem.