Obra tem previsão de entrega para o mês de maio deste ano
Maquete de como ficará o Jardim Japonês na Praça Central: trabalho é todo baseado no estilo Feng-Shui
Com o aval da Prefeitura, por meio do Decreto nº 3.337, de 8 de dezembro de 2014, a praça Dr. Luiz Zacharias de Lima, terá um espaço dedicado à colônia japonesa. O empresário Kogi Fugita adotou uma pequena área na Praça Central, onde irá construir um Jardim Japonês.
Tudo teve início pelo desejo do empresário em atender a um pedido do seu pai, o saudoso Tomeo Fugita, um dos primeiros imigrantes japoneses na cidade. “O Sr. Tomeo queria que o filho deixasse um legado para a colônia japonesa em Monte Alto, que tanto trabalhou e contribuiu para o seu desenvolvimento”, destaca o Secretário de Indústria e Comércio, Júlio Zacarin Neto, descendente de japonês e que intermediou a conversa junto ao Poder Público.
O Jardim será construído em um dos módulos da Praça, localizado próximo ao cruzamento da rua Dr. Raul da Rocha Medeiros com a José Cupertino Botto.
O projeto é um trabalho do arquiteto Luiz Fernando Tarrega, desenvolvido com base no Feng-Shui. “Todo Jardim Japonês é um espaço na natureza direcionado à meditação, encarado como local de harmonia, calma e procura espiritual. Por essa razão, tudo nesses jardins é colocado segundo uma ordem, a do Feng-Shui, de forma a originar harmonia e energias positivas”, explicou o arquiteto, que para o desenvolvimento do projeto paisagístico contou com a valiosa colaboração do empresário Antônio Françolin, também descendente de japonês. “O Toninho morou no Japão por cerca de dez anos e, com seu conhecimento, muito me ajudou na elaboração deste projeto, além de estar presente também na execução da obra”, comentou o Luiz Fernando.
“Para os orientais, cada elemento tem o seu tipo de energia, seja na disposição das cores e formas, bem como dos materiais utilizados como bambus, bonsais e pedras específicas. Será um local harmonioso”, complementou o secretário Júlio.
A praça, inclusive, já passou por uma transformação. “Retiramos do local específico um um Ipê Roxo do brejo, árvore que não era adequada para aquele local”, disse o vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues.
O prazo previsto para a entrega do Jardim Japonês é o mês de maio, coincidindo com os festejos de aniversário do município. “Praticamente todas as cidades da região tem o seu espaço dedicado à colônia japonesa e Monte Alto não poderia ficar de fora. Parabéns ao Kogi pela atitude”, finalizou Júlio.