A 5Five Comunicação e Cultura traz para Monte Alto o curso de iluminação cênica, do projeto Futuro Brilhante. As inscrições para ingressar na capacitação já estão abertas e podem ser feitas até a próxima terça-feira, 19.
O curso conta com patrocínio da Quinelato Freios e BMA, apoio do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, viabilizada por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.
Além de conhecer as técnicas que englobam a elétrica em geral, os alunos também serão apresentados aos recursos disponíveis de luz em espetáculos teatrais, shows, exposições, debates, apresentações de dança e demais tipos de eventos.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae, o setor cultural representa cerca de 4% do PIB estadual, além de manter 1,5 milhão de postos de trabalho e crescer a uma taxa média anual de 4,6%, caracterizando-se como um dos dez maiores setores da economia do estado, com R$ 78,35 bilhões gerados por ano.
Fundamental para a criação de uma atmosfera, destacar elementos cênicos, definir profundidade e espaço, comunicar visualmente, estabelecer ritmo, a iluminação cênica – ou luz de palco – pode variar em intensidade, direção e cor, resultando em diferentes emoções, além de transmitir informações não verbais. Alinhado com os elementos cênicos, a iluminação ajuda a contar a história, definir um clima, bem como estabelecer o ambiente desejado.
Durante a oficina, o participante aprenderá, na prática, técnicas básicas de elétrica, e também a desenvolver o conhecimento de como utilizar os efeitos de luz e sombra, direcionando a atenção do público para pontos considerados importantes de uma cena, por exemplo. O objetivo da capacitação é educar profissionalmente os alunos para atuarem no mercado de trabalho.
O link para a realizar a inscrição é: https://forms.gle/jEPWknmXz1w3J1rx6. Não é necessário possuir experiência prévia com a área. As vagas são destinadas a jovens maiores de 16 anos, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. A lista de selecionados será anunciada no dia 21 deste mês; as aulas terão início no dia 25 de setembro, e serão ministradas no Conexão Aprendiz, localizado na Av. Antônio Inforçatti, 155, no Centenário. Serão 4 turmas de 30 alunos cada.