Em quatro dias de programação direcionada a gestantes, pais e rede de apoio, foram apresentados diversos aspectos desde a gestação até o terceiro ano de vida dos bebês.
Na abertura do evento, que contou com a participação do vice-prefeito e médico Dr. Joaquim Roberto de Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, vereador Donizete Morelli, da secretária e diretora municipais de Saúde, Vanessa Simão Christófaro Bastos e Juliana Prada Caramico; do vereador autor da Lei que criou a Semana, professor Thiago Cetroni, reapresentou as imagens que, em 2023, tornou pública o projeto de construção do Instituto Materno-Infantil.
“No ano passado falávamos, neste mesmo encontro, do sonho de termos um espaço físico que proporcionasse a construção de políticas públicas para a primeiríssima infância e para a gestante. Hoje aqui estamos, mostrando que boas ideias e esforços reunidos fazem com que as coisas saiam do papel”, enfatizou Cetroni.
Após a abertura oficial, os presentes participaram de roda de conversa com o tema “Vou ser pai e agora? Como gestar com a mãe”, oportunidade em que debateram aspectos da paternidade e compartilharam experiências.
A programação, com a participação de grandes profissionais dos assuntos abordados no evento, estendeu-se até o dia 25 de maio, sábado, com o encerramento contando com a participação da prefeita Maria Helena Aguiar Rettondini, que reforçou o compromisso da administração pública de Monte Alto com a gestação e a primeiríssima infância, ampliando ações e projetos como o recém-apresentado instituto, em fase final de preparo para abertura ao público.
A V Semana Municipal de Educação sobre Parto e Nascimento Saudável foi promovida pela Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Monte Alto, por intermédio da Procuradoria da Mulher e do vereador idealizador do evento e Instituto Materno-Infantil, Prof. Thiago Cetroni.