A Igreja de São José, no bairro Jardim Paraíso, dá um passo importante rumo a uma maior estruturação de sua comunidade. A partir do dia 17 de fevereiro, o local passa a receber missas semanais, que serão realizadas aos sábados, às 17h.
Mesmo com as obras ainda não finalizadas, a Igreja já está preparada para receber as celebrações. Recém-concluída a etapa da cobertura, o próximo passo é rebocar as paredes. Ao ser finalizado o reboco, estará concluída a parte de construção básica, dando início à etapa dos acabamentos.
As obras no local ainda não têm previsão para serem concluídas, uma vez que o dinheiro destinado a elas depende das quermesses, doações, ofertas e dízimos.
Segundo o pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, Luiz Gustavo Scombatti, apesar de as missas terem início apenas agora na Igreja de São José, a comunidade ali nasceu muito antes, em 1982, com apenas um cruzeiro no terreno, através da oração.
“Com a Igreja em construção, a comunidade que se reúne para celebrar a Eucaristia toma um rosto mais visível”, explica o pároco.
As celebrações semanais das missas viabilizam a organização da comunidade, com o trabalho de liturgia, grupo de canto, ministros, coroinhas, acólitos e outras funções que fazem parte das celebrações.
“A partir daí, a comunidade vai se estruturando para que os fiéis possam frequentar as missas com assiduidade, é assim que vai marcando a vida de um povo, através de pequenos atos e pequenas ações”, destaca o Padre Luiz Gustavo.
O terreno foi doado à Igreja pela família Pizarro – Jasmina e José -, com o intuito de que ali fosse construído um espaço em honra a São José. A partir de 1992, um grupo começou a se reunir semanalmente no local para rezar o terço.
Em outubro de 2022, tiveram início as obras para materializar o sonho, com projeto assinado pela arquiteta Fabíola Consoni.