Ícone do jornalismo municipal, Paulo Moretti é homenageado pela Câmara Municipal

Relação com a profissão surgiu quando era menino; sua trajetória profissional teve início em 1972
Baltazar Garcia, Ester, Paulo Moretti, Isilda, Renata, Leonardo e Thiago Durigan (Foto: Ronaldo Maguetas)

Após 50 anos, o radialista Paulo Moretti se despediu da Rádio Cultura de Monte Alto com uma carreira exemplar e de muita credibilidade. Pensando nisso, os vereadores, Prof. Baltazar Garcia e Thiago Durigan o homenagearam por meio da Moção de Congratulação nº 2/2023, durante a 80ª sessão ordinária da Câmara Municipal.
Paulo esteve presente no plenário do Legislativo ao lado de sua esposa, Isilda, da filha, Renata, do genro, Leonardo e da irmã, Ester. Filho dos saudosos Antonio Moretti, ‘Nitcha’, e Guiomar Lourenço Moretti, ele nasceu no dia 13 de janeiro de 1958, na Santa Casa de Ribeirão Preto.
Todos os dias, quando menino, assim que passava ao lado da Rádio Cultura, na Rua Jeremias de Paula Eduardo, dependurava-se no vitrô, a fim de observar os locutores. Em muitas vezes, a pessoa que mais via era o “Nhô Lemo”.
O pai do homenageado, no final de 1972, em conversas com o então proprietário da rádio, Sr. Laerte Ulian, perguntou-lhe se havia alguma vaga de emprego na emissora. Prontamente, ele disse que sim. Ao receber a notícia de seu pai, Paulo ficou assustado, pelo fato de nunca ter imaginado estar diante daquele microfone. Alguns dias depois de realizar um teste de locutor, ele foi informado de que deveria iniciar suas atividades na rádio.
Em dezembro do mesmo ano, Moretti, ao lado do locutor Dirceu Antônio Nazário, começou seu treinamento. No dia 6 de janeiro de 1973, diante do icônico microfone, foi ao ar seu primeiro texto. O primeiro programa apresentando por Paulo chamava-se ‘Bom Dia Amigo’; depois, teve seu nome alterado para ‘A Música que Você Escolheu’ e, por fim, ‘Manhã Espetacular’.
Com o retorno do saudoso Antonio Affonso de André, o ‘Sanfim’, em 1976, foi implementado na Rádio Cultura o jornalismo, a princípio com o ‘Jornal do Meio Dia’; depois, em 1977, o programa passou a chamar-se ‘A Hora da Notícia’. Paulo, desde então, começou a participar do jornal. No ano de 2002, ‘A Hora da Notícia’ ganhou uma edição extra, sendo a primeira às 7h30, e a segunda, às 11h.
“Não podemos falar de Rádio Cultura, sem falar do Paulo Moretti. Um exemplo que fica para a história da comunidade montealtense e do rádio local, regional e brasileiro”, afirma o professor, Baltazar Garcia.
Paulo Moretti, além de radialista, é Técnico Agropecuário, formado pelo Colégio Técnico Agropecuário ‘José Bonifácio’ – Unesp, de Jaboticabal; além disso, ele é bacharel em Direito, pela UNAERP de Ribeirão Preto.
Ao usar da palavra, emocionado, Paulo falou brevemente sobre os acontecimentos históricos em sua trajetória ao longo de seus 50 anos na Rádio Cultura; ele também agradeceu aos autores da Moção pelo reconhecimento, bem como aos demais parlamentares, por sua aprovação. Paulo Moretti também estendeu seus cumprimentos a todos com quem teve o privilégio de conviver e trabalhar na emissora, como diretores, funcionários, e de maneira especial ao Sr. Laerte Ulian, Antonio Affonso de André, ‘Sanfim’, e ao seu companheiro de trabalho, João Moreira Filho.
Parafraseando Leonardo da Vinci, Paulo finalizou suas palavras com a frase: “Que o teu trabalho seja perfeito, para que mesmo depois da tua morte, ele permaneça”.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no