O Hemocentro de Ribeirão Preto traçou uma meta ambiciosa para o mês de junho: coletar 2.900 bolsas de sangue. Nos primeiros três dias, foram coletadas 234. A unidade afirmou que será necessário, pelo menos, 96 doadores por dia para atingir a meta estipulada.
Em junho, é comum os bancos de sangue ficarem mais desfalcados, já que essa é a temporada de aumento no número de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas. A pandemia da Covid-19, que pressupõe isolamento social, também foi um agravante ao estoque de bolsas de sangue.
Junho também é o mês da campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar, estimular e levar informações sobre o ato da doação de sangue, para que este seja feito de forma contínua. Um dos pontos levantados pela campanha é a quantidade de sangue retirado em uma coleta, 450ml de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas.
Alguns pré-requisitos são exigidos para a doação, entre eles, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. Também é recomendado, aos homens, um intervalo de 60 dias entre uma coleta e outra e às mulheres, 90.
Em Ribeirão Preto, a doação pode ser feita no Hemocentro, próximo ao Hospital das Clínicas, ou no posto de coleta, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 470. Mais informações pelo 0800-979-6049.