A HBA Hutchinson Brasil Automotive recebeu na manhã da segunda-feira, dia 30 de outubro, na Fábrica 2, a visita de alunos do 3º ano do ensino médio, da escola do SESI de Monte Alto.
Os alunos, que estavam acompanhados dos professores Mateus e Rafael, foram recepcionados na Sala de Reuniões, com um café da manhã e uma exposição das peças produzidas nas Fábricas de Monte Alto, Extrema e Casa Branca, além de matérias primas utilizadas.
Em seguida, o Presidente da HBA, Sr. Natanael Cardoso, e o Vice-Presidente, Sr. Clóvis Paulo dos Santos, falaram aos alunos sobre a HBA no desenvolvimento social, econômico e sustentável do município e a importância ao escolher uma carreira profissional.
Após apresentação das equipes responsáveis no acompanhamento durante a visita, os alunos, receberam orientações de Segurança do Trabalho para que pudessem visitar o parque industrial da Fábrica 2, com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre eles, óculos de segurança e protetor auricular.
Divididos em duas turmas, eles conheceram as Plantas de Correias e Massas, além das Plantas MQB, 2 e 3, onde conheceram os processos produtivos. No início da visita, os alunos avistaram a área AgroFlorestal da Fábrica 2, onde existem seringueiras e diversos tipos de árvores nativas e frutíferas, além de passaram pela área de Intemperismo.
Na Sala de Reuniões, os alunos assistiram a vídeos institucionais sobre a TotalEnergies, o Grupo Hutchinson e a HBA Hutchinson Brasil Automotive. Eles, ainda, ouviram dicas para elaboração de um Curriculum e como se portar em entrevista de emprego.
No encerramento, também na Sala de Reuniões, os alunos puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a visita, com os Diretores, Gerentes e Coordenadores.
A HBA recebeu um feedback dos alunos que participaram de mais este Projeto, desenvolvido pela área de Recursos Humanos, com apoio da Diretoria e demais áreas. Aqui selecionamos alguns comentários:
“O que mais me impactou na visita foi a “quebra do gelo”, estar em uma empresa normalmente nos remete a um ambiente de robusta seriedade, algo distante, muito utilitarista, mas já na recepção me deparar com os representantes da empresa de maneira tão acessível, foi um diferencial para poder me soltar um pouco mais no ambiente. Por seguinte, surpreendeu-me saber que cada um dos funcionários tinha um compromisso explícito em sua função, que nos foi apresentado como o compromisso com a segurança e a qualidade. Isso me fez perceber a preocupação da empresa para que os funcionários tenham um senso de pertencimento, de responsabilidade dentro do seu ambiente de trabalho”.
(Aluno: Taluryk Paula da Costa)
“Caríssima Hutchinson, gostaria de professar nosso imenso agradecimento por todo carinho, atenção e zelo durante o nosso passeio. Foi um momento extremamente mágico e esplêndido nas nossas vidas, servindo – e muito – para entendermos mais sobre o mundo corporativo e sobre a importância dessa empresa em nosso município. Saibam que esse momento singelo demonstrou a magnitude que a Hutchinson apresenta para o Brasil como um todo e o modo que somos gratos por poder prestigiar essa ilustre visita nessa empresa, tão humana e fundamental para a indústria brasileira”.
(João Lucas Ferreira Zumpano e demais colegas da Turma do 3° Ano do Ensino Médio – Escola SESI)
“A visita trouxe importantes conhecimentos sobre os processos de produção, desde a consideração do meio ambiente, os produtos e materiais utilizados, até a finalização do produto. Além disso, serviu como orientação, pois conhecer as diferentes áreas de trabalho abrangidas pela fábrica (que são muitas) e todos os processos facilitam a decisão de se engajar ou não nesse ramo de trabalho. Os relatos sobre a evolução do pessoal na empresa serviu como incentivo para estudar cada vez mais”.
(Aluna: Julia Martins)
“Foi uma oportunidade única. Os livros não transmitem o que pudemos compreender na fábrica: o compromisso de um, atrelado ao compromisso do outro, que satisfazem milhares de famílias e a sociedade. Que experiência essencial. Que satisfatório, compreender algo real. Dar vida, importância e objetivo a indústria. Não é mera Revolução Industrial, ou capitalismo desenfreado: é o desenvolvimento da indústria brasileira, dos profissionais e trabalhadores, e a necessidade do consumidor suprida, da melhor forma. Agradeço, também, aos nossos professores Mateus e Rafael, pela iniciativa, e o apoio do CE SESI 227 e da Prefeitura de Monte Alto para que pudéssemos realizar tal momento”.
(Aluna: Maria Eduarda Miranda)