Trazer para o interior paulista um pouco da cultura do Grafite e da Street Art. Este foi o objetivo primário do ‘Festival de Arte Urbana’, que aconteceu no final de semana, em Monte Alto.
O evento, organizado pela Diretoria Municipal de Cultura, e realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pela associação ‘Amigos da Arte’, também proporcionou dias de aprendizado e dissociação deste tipo de arte da pichação e do vandalismo.
Escolhido para receber o festival, o Conexão Aprendiz – acostumado a receber atividades e cursos profissionalizantes –, desta vez, foi o local onde a expressividade e a criatividade foram colocadas em prática. Durante o sábado e domingo, aqueles que puderam participar tiveram à disposição oficinas de grafite, com instrutores de dois renomados grupos deste universo que encontra-se, atualmente, em constante ascensão.
Alan Destro (Novo Mundo Grew); Yuri Adorno (Novo Mundo Grew); Marcelo Leal, ‘Genesis’ (Anata Grew); Anderson Andrade, ‘Preto TNA’ (Anata Grew); e Jefferson Vaniski, o ‘Strikerfeno’ (Anata Grew), foram as personalidades que marcaram presença na ocasião, onde puderam ensinar, bem como desenvolver sua arte, destacando aquilo que o município tem de mais enfático: a paleontologia.
Nas paredes do Conexão, as personagens da ‘Turminha do Museu’, criadas a fim de tornar mais lúdico e divertido o aprendizado sobre os dinossauros, foram cuidadosamente grafitadas no prédio.
Coloridas e animadas, as figuras agora ficarão perpetuadas no espaço.
Além de todo o processo de produção artística, o festival também contou com a presença do DJ Piu, que animou o ambiente com músicas dos gêneros Black Music e Hip-Hop.