
O “GPS Caipira”, Programa de Proteção Rural que consiste no levantamento e georreferenciamento das propriedades, estradas, pontes e comunidades rurais, além do emplacamento das propriedades, foi apresentado em reunião realizada no Sindicato Rural de Monte Alto. A apresentação foi feita por Alessandro Marques, da SIPRO, Sistemas e Projetos, que já implantou o GPS Caipira em cidades como Ibitinga, Assis e Marília.
A reunião contou com a presença do Prefeito João Paulo Rodrigues e do vereador João Picolo. Pelo Sindicato Rural, estavam presentes o presidente da entidade, Aparício Garbin Filho, e os diretores Natal Vertuan Neto, Waldemar Bertate e Walter Bertate; o Diretor Municipal de Trânsito, Renato Ulian, também participou da reunião.
No encontro, Alessandro explicou o funcionamento do GPS Caipira: “cada propriedade rural é identificada por uma placa. Ao acionar a Polícia Militar em caso de ocorrência, a propriedade rural é imediatamente identificada pelo sistema. Ao digitar o número da propriedade no GPS, os policiais militares podem se deslocar rapidamente ao bairro rural, agilizando o atendimento. O sistema favorece, também, o deslocamento de ambulâncias do SAMU, viaturas da Brigada de Incêndio, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal. Em dois ou três meses é possível a sua implantação”.
Durante a reunião, João Paulo solicitou um orçamento estratificado para que seja analisada a possibilidade de ser feita uma Licitação. O GPS Caipira, se implantado, poderá ser uma parceria entre a Prefeitura, o Sindicato Rural e a Polícia Militar. Uma nova reunião deverá ser realizada nas próximas semanas para debater o assunto.