Na final do mês de junho, o Governo Federal apresentou um novo modelo de passaporte. A capa do documento tem uma nova estilização da bandeira do Brasil e nas páginas numeradas do novo passaporte há um aumento dos números de marcas d’água, com ilustrações que representam a flora e fauna dos principais biomas do país.
Segundo o governo, o novo passaporte tem tecnologia antifraude e continuará com validade de dez anos e começará a ser produzido pela Casa da Moeda em setembro, data que marca o bicentenário da Independência do Brasil. O valor cobrado para a confecção do documento continua sendo de R$257,25.
“A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
No evento de lançamento do novo passaporte, o presidente Jair Bolsonaro também realizou a entrega da primeira remessa das novas carteiras de identidade.
O documento foi lançado em fevereiro e substitui as carteiras de Registro Geral (RG), tendo o CPF como número único de identificação.