O Estado de São Paulo decidiu ampliar campanha de vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira, 12 de julho. Com o término da campanha dos grupos prioritários nesta sexta-feira, 9, as doses remanescentes poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.
De acordo com um balanço realizado pelo governo, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha. Com exceção dos indígenas, que é o único grupo a atingir 100% de cobertura -, todos os demais públicos têm coberturas inferiores a 65%.
Dessa forma, a expansão para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios e permite que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza. “Contamos com a participação de todos que integram estes públicos para que procurem os postos até esta sexta-feira, 9 e garantam sua proteção contra a gripe. Estas pessoas ainda terão prioridade a partir do dia 12, mas toda a população poderá se vacinar enquanto houver doses disponíveis na rede”, diz a médica da Divisão de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
Visando reduzir aglomerações para reforçar a prevenção à COVID-19, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas e, mesmo entre os grupos inseridos anteriormente e que ainda podem comparecer aos postos, ainda há baixa adesão.
Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos, e ainda há triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.
É importante ressaltar que em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.
“A gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no Estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, complementa Sato.
Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.
Em Monte Alto, a vacinação acontece em todos as Unidades de Saúde, exceto na Silvio Govoni,