Governo do Estado contempla município com o programa TODAS In-Rede

Iniciativa visa promover o empoderamento, inclusão, prevenção à violência e autoestima de mulheres com deficiência
Marcos da Costa assina o termo que institui o programa no município, observado pela prefeita Maria Helena, secretária Danúbia e vereador Manzotti

Monte Alto recebeu, na manhã de terça-feira, 13, o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, para o lançamento do programa TODAS In-Rede, que aconteceu no Anfiteatro Municipal.

Criado em 2020, o programa é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo que tem como objetivo a promoção, o empoderamento e a emancipação de mulheres com algum tipo de deficiência, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida, bem como a inclusão social.

A iniciativa conta com o apoio da Delegacia da Mulher do Estado de São Paulo, AME, Centro Paula Souza, Sebrae e Univesp.

A ação disponibiliza cursos online e gratuitos para as mulheres com deficiência, com temas que englobam o empoderamento, a liderança feminina, além de abordar questões relacionadas ao trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

A coordenadora do Todas In-Rede, Caroline Reis, falou aos presentes sobre a dinâmica do programa e também sobre sua importância na vida das mulheres com deficiência, sobretudo na busca pela independência

Na ocasião, estiveram presentes a prefeita Maria Helena Rettondini, os secretários, de Governo, Carlos Rettondini; de Saúde, Vanessa Bastos; de Educação, Ana Lombardo e demais representantes da pasta, inclusive professoras; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Martinho; de Assistência Social, Danúbia Loredo; de Administração, Elaine Marabita, que também é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além dos vereadores, presidente da Câmara, Thiago Cetroni, e Marcos Manzotti; da pedagoga e professora de Libras e Braile, Janaina Iwanaga, e membros de entidades do município.

Dando início à cerimônia, houve uma apresentação de alunas com deficiência que estudam na rede municipal de ensino. Elas emocionaram a todos apresentando, com cartazes, os quatro pilares defendidos pelo programa: prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança; direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e trabalho, renda e autonomia financeira.

Alunas da rede municipal apresentaram os pilares do programa Todas In-Rede

Na sequência, a coordenadora do programa, Caroline Reis, falou sobre a importância da iniciativa na vida dessas mulheres. “O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para todas as mulheres com deficiência. Gostaria de agradecer à prefeita por estar aqui conosco e por ter abraçado a causa aqui em Monte Alto. Essa iniciativa vai proporcionar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e entender a importância de elas serem independentes”, comentou Caroline.

“A missão da Secretaria é dar visibilidade aos programas para que eles tenham maior inserção em todo o estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente é uma realidade e, com os cursos, elas podem aprender sobre direitos que, na maioria das vezes, não sabiam que tinham”, destacou o secretário Marcos da Costa. Ao final da cerimônia, foi assinado o termo que institui o programa no município, que se une a outras 75 cidades do estado de São Paulo na adoção desta iniciativa.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no