O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a volta dos alunos às salas de aula presencialmente será obrigatória no Estado a partir da próxima segunda-feira, 18 de outubro, nas redes pública (municipal e Estadual) e privada. O anúncio foi feito em entrevista à imprensa no Palácio dos Bandeirantes, nesta última quarta-feira, 13.
De acordo com o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, 97% dos profissionais da educação de São Paulo já estão com o esquema vacinal completo. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já têm a 1ª dose.
A partir da próxima 2ª feira, será obrigatória a ida à escola, mas o distanciamento de 1 metro entre os alunos está mantido. Com isso, mantém-se o rodízio de estudantes nas salas de aula, e grupos de estudantes continuam se revezando. A partir de 3 de novembro, a presença nas salas de aula será obrigatória para 100% dos alunos simultaneamente.
Alunos sintomáticos, entretanto, devem permanecer em casa e as escolas devem seguir todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras obrigatório e a aferição da temperatura.