
Em coletiva de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou as orientações à população para enfrentar a disseminação do vírus Influenza, causador da gripe. A principal delas é o uso correto de máscaras, que além de ser obrigatórias em todo estado, protegem contra infecções dos vírus respiratórios, como a Influenza e Covid-19.
Para combater ambas as doenças, também é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Além disso, é importante evitar aglomerações.
Apesar do avanço dos casos, o número de óbitos diminuiu. O balanço acumulado até dezembro de 2021, aponta 2.031 casos e 71 óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por Influenza. 85% dos casos e 77% dos óbitos estão concentrados em novembro e dezembro.
Durante os últimos dois meses do ano de 2021, houve a circulação de uma nova cepa de Influenza denominada A (H3N2 – Darwin), identificada posteriormente à campanha anual de imunização. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de SRAG associados ao vírus Influenza são de notificação obrigatória no Brasil.
No mês de abril do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde de SP promoveu a campanha de vacinação e realizou inúmeras divulgações buscando conscientizar a população com relação à importância da imunização. No total, foram imunizadas 13,1 milhões de pessoas.
Uma nova campanha de vacinação está prevista para o segundo trimestre deste ano, com um imunizante produzido com os vírus em circulação no momento. As vacinas já vêm sendo produzidas pelo Instituto Butantan.