O governador do Estado de São Paulo, João Doria anunciou em coletiva, nesta quarta-feira, 19, a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo e também novas flexibilizações nas regras da quarentena.
Até o dia 31 de maio, seguem em vigor as regras atuais. A partir de 1° de junho ocorrem as flexibilizações. Todos os estabelecimentos, comércio e serviços, passam a ter uma hora a mais para funcionar, precisando fechar às 22 horas. Também ocorre um aumento do limite de capacidade, de 40% para 60%.
Está nova fase inicia no dia 1° de junho, o toque de recolher será mantido e seguirá o horário das 22h às 5h.
VACINAÇÃO – O Estado anunciou que iniciará dia 28 de maio a imunização das pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades e deficiência. Para julho, projetou o início da imunização das pessoas de 55 a 59 anos e dos profissionais da educação de 18 a 46 anos, para a retomada das atividades presenciais em sala de aula no segundo semestre.
Pelo PNI (Plano Nacional de Imunizações), serão vacinadas as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos com as seguintes doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Ainda para as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos, são enquadradas com doenças crônicas: doenças crônicas; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática; e HIV.
De 1 a 20 de julho, o Governo do Estado pretende vacinar pessoas de 55 a 59 anos, e de 21 a 31 de julho, imunizar os profissionais da educação de 18 a 46 anos, com 1,7 milhão de pessoas estimadas desse público em todo o Estado.