Em coletiva no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Governador João Doria anunciou o lançamento de três novos programas de empreendedorismo, geração de renda e qualificação profissional, voltados exclusivamente para as mulheres.
O programa “Empreenda Mulher” oferece mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação e a liberação de R$50 milhões em microcrédito no Banco do Povo, exclusivos para mulheres domiciliadas no Estado de São Paulo. O “Empreenda Mulher” tem como objetivo incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação empreendedora, tecnológica, entre outras áreas. As informações sobre os cursos e a linha especial no Banco do Povo podem ser encontradas no site www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendamulher
Já o “Prospera Mulher” visa a inclusão produtiva, estimulando a geração de renda através do acesso ao trabalho. O público-alvo deste programa são as chefes de família monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos e que estejam em situação de extrema pobreza, ou seja, que sobrevivem mensalmente com R$89 por pessoa. É necessário estar cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e, preferencialmente, ser atendida por programas e serviços destinados à primeira infância. A primeira fase do programa beneficiará 12 mil famílias.
“TODAS in-Rede” tem como público-alvo as mulheres com deficiência do Estado. O objetivo é empoderar e dar autonomia a estas mulheres através de ações de formação profissional, disseminação de informações e criação de uma rede virtual acessível. Os temas trabalhados são: acesso à informação, trabalho, renda, autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança. Para se cadastrar na Rede Virtual e ficar por dentro das novidades, acesse www.todasinrede.sp.gov.br.