Na manhã de quinta-feira, 12, o prefeito João Paulo Rodrigues esteve em Catanduva em evento promovido pela Seja Digital, entidade não governamental responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil. Durante o encontro, foi firmada uma parceria por meio da qual serão distribuídos kits, compostos por conversores digitais e antenas, às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do município. A entrega será realizada pelos Correios. Para saber se o munícipe tem direito ao kit, estando incluso no cadastro de famílias beneficiadas, as informações podem ser obtidas pelo telefone 147, cuja ligação é gratuita.
O desligamento da TV analógica já tem data marcada em Monte Alto: dia 28 de novembro deste ano. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou, no mês passado, uma portaria com o cronograma de desligamento de todo país, agora prevendo para o mesmo dia o encerramento da transmissão analógica no interior paulista, interior do Rio de Janeiro, oeste do Paraná e parte dos municípios do Rio Grande do Sul. Porém, o desligamento total, em todos os 5.570 municípios brasileiros, deve ocorrer somente em 2023.
A Anatel quer chegar a 125 milhões de pessoas na TV digital até o fim do ano. No momento, 90 milhões já fazem uso da tecnologia, que proporciona uma melhor experiência graças à maior qualidade de imagem e som.