Gabinete de Gestão Integrada promove 1ª reunião de 2020

Trânsito e mendicância foram alguns dos temas abordados no encontro que aconteceu no final de fevereiro
Dr. Marcelo Zocchio, GCM Miranda e Dra. Regina Helena Marques

 

Temas relacionados à Segurança Pública de Monte Alto foram discutidos na noite de quinta-feira, 27 de fevereiro, durante a primeira reunião de 2020 do Gabinete de Gestão Integrada – GGI. O encontrou aconteceu na sala da ACIMA no Monte Alto Shopping.
“Os trabalhos tiveram início com uma prévia avaliação de ações iniciadas no exercício de 2019 pelos grupos contidos no GGI. Destaque para o grupo responsável por Cursos e Palestras, que através da Dra. Regina Helena de Souza Marques será ministrado para os alunos da Escola de Formação de Guardas Civis Municipais, o curso de Processo Penal e Lei Maria da Penha, e através da Policial Civil, Natália Giancotti Ferreira, o curso de Preservação de Local de Crime”, comentou o Secretário de Segurança, João Pereira.
“Destaque também para o grupo que manteve os primeiros contatos com os presidentes de associações de bairros, onde se concluiu que a continuidade nesta vertente deverá ser mantida, inclusive com convites para que eles compareçam às reuniões do GGI. Importante frisar que o Gabinete não tem finalidade política alguma, portanto, esta interação, faz parte de um rol de propostas estabelecidas que visam parcerias no combate à violência e criminalidade nos bairros”, acrescenta.
O trânsito foi outro tema abordado na reunião, inclusive com a presença do Diretor do DEMUTRAN, Renato Ulian, que respondeu a questionamentos, principalmente sobre as lombofaixas. “De acordo com apontamentos do Presidente da OAB local, Marcelo Zocchio de Brito, procedimentos de orientação e regulamentação deverão ser postos em prática quanto a estacionamentos que não estejam observando as normas de trânsito, no perímetro de recuo e, dessa forma, obstruindo calçadas e colocando os pedestres em risco. Faixas orientadoras e um trabalho quanto às guias rebaixadas, farão parte de ações futuras no sentido de orientar os estabelecimentos”, afirmou Pereira. Ainda sobre o tema, foi apresentado um pré-projeto de Educação no Transito a ser colocado em prática durante o Maio Amarelo.
Outro tema abordado no encontro foi a mendicância na Praça São Benedito. “O assunto foi sugerido pela Conselheira Tutelar Márcia Cristina Almeida Deluca, membro do GGI, para elaboração de uma campanha municipal. De acordo com os representantes das Instituições de Segurança Pública, as pessoas que permanecem naquela localidade, e que não aceitam ajuda, arrecadam com esmolas em média 60 reais por dia, chegando a arrecadar 150 reais por dias, às vezes. A Dra. Regina propôs campanha de orientação voltada às pessoas que dão esmolas, frisando que existem vários projetos sociais no município e que não há necessidade de se dar esmolas, focando o despertar de consciência das pessoas. Já o Dr. Marcelo comentou sobre a possibilidade de expansão desta Campanha em mídias e redes sociais, como por exemplo, da própria Prefeitura Municipal, além de Igrejas e Imprensa. E desde então, estamos trabalhando no sentido da elaboração da Campanha”, afirma Pereira.
Os trabalhos foram encerrados com a divulgação do primeiro tema já em pré-pauta para a segunda Reunião do GGI, no mês de abril: o Plano Municipal de Segurança.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no