Neste ano atípico devido à pandemia do coronavírus, várias ações tiveram seu calendário modificado e, a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP), foi uma delas; o tradicional projeto foi adiado e, até o momento, não teve o seu início divulgado.
Em Monte Alto, no entanto, a situação é diferente. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Lu Alexandre, se preocupou com o início do intenso frio, que fez com que ações como o acolhimento a pessoas em situação de rua, que em 2019 ocorreu em julho, fosse antecipado neste ano. Desta forma, tomou a iniciativa em promover a Campanha do Agasalho localmente, contando com o apoio de parceiros como indústrias e comércios do município.
“A humanidade tem passado por grandes dificuldades e, justamente por isso, precisamos assistir as famílias que mais necessitam de nossa ajuda”, cita o convite impresso feito aos parceiros, que começaram a receber o pedido de apoio na manhã de quarta-feira, 27 de maio. Com o tema “Aquece o corpo de quem precisa e o coração de quem doa”, a campanha deste ano já tem seu calendário estabelecido.
O lançamento da ação, que sempre é marcado por um café da manhã e conversa com empresários do município, precisou ser adiado devido às atuais circunstâncias e deu espaço a uma visitação da primeira-dama aos estabelecimentos. “O frio não espera pandemia ou abertura de comércio. Precisamos agir em defesa das famílias que passam por dificuldades e, por isso, optamos por iniciar a campanha em âmbito municipal neste ano”, explicou Lu Alexandre.
Cronograma da Campanha do Agasalho 2020
– Até o dia 19 de junho
Recolhimento dos agasalhos e cobertores
– De 1º a 5 de junho
Entrega das senhas para recebimento dos cobertores,
no Centro de Convivência da Melhor Idade – Turcão I
– De 22 a 26 de junho
Entrega dos cobertores – 100 senhas por dia, entrada controlada
– De 1º a 3 de julho
Entrega dos agasalhos, no Centro de Convivência
da Melhor Idade – Turcão I