Um estudo deste ano da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que as mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira, enquanto os homens estão em 71% das posições de decisão no setor. Outro dado que o mapeamento aponta é que só 14% das empresas têm áreas específicas à promoção de igualdade de gênero. Há 20 anos no mercado, a Fugini, uma empresa familiar e líder no segmento de molhos de tomate, vem quebrando este paradigma.
Tendo sido fundada por Kogi Fugita e Auro Ninelli em 2002, em Monte Alto (SP), a empresa passa por um novo momento na sua forma de gestão, que agora será compartilhada por Cristina Fugita e Raíssa Ninelli, ambas parte da segunda geração das famílias. Com a decisão dos fundadores e sócios majoritários de migrarem para o Conselho de Gestão, as executivas estão à frente dos negócios. Desta forma, a Fugini alcança um quadro de 50% de mulheres em sua liderança, acima do que o mercado tem visto de modo geral.
As executivas compartilham a gestão da operação hoje do Grupo Fugini, que conta com 2 unidades fabris e mais 3.000 colaboradores diretos, movimentando quase 6.000 pessoas entre diretos e indiretos. Ambas possuem sólida formação acadêmica e extensa experiência no negócio familiar.
Sobre a Fugini: A Fugini é uma empresa 100% brasileira e está há 20 anos no mercado. Líder de mercado em molhos de tomate, a Fugini possui duas unidades fabris. Em Cristalina – GO conta com uma capacidade produtiva de 21,6 milhões de caixas no ano em Monte Alto chega a 13,6 milhões de caixas no ano. Sempre pioneira, popularizou o uso de embalagens sachê no segmento de atomatados. A Fugini preza pela saudabilidade e, entre 2016 e 2019, reduziu drasticamente o uso de açúcar, sal e conservantes. De 70 produtos disponíveis em sua gama, apenas cinco da categoria utilizam desses recursos. A consolidação da Fugini no mercado é consequência de sua capacidade única de enxergar oportunidades, ter ousadia e mostrar como é possível inovar.
Por FSB Holding