Santo protetor dos animais, São Francisco de Assis será homenageado na tradicional festa, que acontece no bairro de mesmo nome, entre os dias 1º a 4 de outubro. O primeiro dia do Tríduo, às 17h30, seguido da benção das rosas, marca o início dos festejos.
No domingo, 2, às 9h, acontece uma cavalgada, com saída do bairro Bela Vista até a Igreja de São Francisco; às 9h30 é a vez do segundo dia do Tríduo. Na sequência, benção dos animais e campanha de vacinação antirrábica. O Tríduo se encerra na segunda-feira, 3, às 19h30, data da benção do sal e da terra.
Em 4 de outubro, às 19h30, está marcada uma missa seguida de procissão pelas ruas do bairro. Na parte social, haverá festa todos os dias (no domingo, apenas almoço), com vendas de churrasco, queijo, cafta, macarronada com almôndegas, galinhada, pizza, doces e bebidas.
HISTÓRIA – Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (5 de julho de 1182 – 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros. Foi canonizado em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.