Legado da colônia japonesa foi pedido do saudoso imigrante Tomeo Fugita
a seu filho, o empresário Kogi; trabalho foi assinado pelo arquiteto Luiz Fernando Tarrega
Fotos: Studio André Fotografia
Prefeita Silvia Meira entregou mimos ao casal Emiko e Kogi Fugita
Um pedido de pai pra filho, concretizado na noite do último sábado, dia 30, quando foi inaugurado oficialmente o Jardim Japonês. A obra foi realizada pelo empresário Kogi Fugita, que adotou uma pequena área na Praça Central e, dessa forma, realizou o sonho de seu saudoso pai, Tomeo Fugita, que dá nome ao local juntamente com sua esposa, Momoe Fugita.
O Jardim Japonês, fonte de meditação e energia está localizado em um dos módulos da Praça, próximo ao cruzamento da rua Dr. Raul da Rocha Medeiros com a José Cupertino Botto. O projeto foi um trabalho do arquiteto Luiz Fernando Tarrega, desenvolvido com base no Feng-Shui, e contou com valorosa colaboração do empresário Antônio Françolin, também descendente de japonês. Bambus e bonsais estão entre os elementos utilizados na ornamentação.
A solenidade contou com a presença da prefeita Silvia Meira, do vice, João Paulo Rodrigues, vereadores Júlio Zacarin Neto, Baltazar Garcia, Francisco Lucente, Valdecir Sanches, José Ricardo Carvalho, Elias Bahdur, e familiares do homenageado. O pároco da Igreja do Senhor Bom Jesus, José Antônio Donizete Munhoz, promoveu a benção do novo espaço.
“O Sr. Tomeo queria que o filho deixasse um legado para a colônia japonesa em Monte Alto, que tanto trabalhou e contribuiu para o seu desenvolvimento”, destacou o vereador Júlio Zacarin Neto, descendente de japonês e que intermediou a conversa junto ao Poder Público.
A noite festiva teve apresentações do grupo ODORI de Monte Alto, sob a coordenação de Lúcia Hamada, com as danças Yuyake Koyake, Sakurá Ondo, Hinode Ondo e Tanko Bushi, do grupo Odori Sakuri Dance, Noturbana, Taikô Yukio Yamashita, todos de Ribeirão Preto, com coreografias típicas do país asiático.
Em suas palavras, a prefeita Silvia Meira destacou a iniciativa do empresário Kogi e a importância da colônia japonesa para Monte Alto. “Agradeço à Prefeitura e à Câmara por terem me dado a oportunidade de construir o Jardim. Nasci em Monte Alto e amo essa cidade”, destacou Kogi, que, em suas palavras, também lembrou de uma passagem de sua infância no município. “Sempre ficava pensando porque nasci em Monte Alto e não na terra de meus pais. Aos 15 anos eu presenciei uma palestra do saudoso Dr. Adauto Freire de Andrade, que disse: não foram vocês que quiseram vir para o Brasil, foi Deus que proporcionou a vinda de vocês para desenvolverem uma parte do Brasil, que é a agricultura. A partir disso, me senti realmente brasileiro e foi mais fácil minha adaptação”.
Ao final, os presentes participaram de um jantar nas dependências do Buffet Requinte.
Na solenidade de inauguração, a prefeita Silvia Meira, observada pelo arquiteto Luiz Fernando Tarrega, Padre Munhoz, vice-prefeito João Paulo Rodrigues, representantes da família Fugita, presidente da Câmara, Baltazar Garcia e o vereador Júlio Zacarin Neto, agradece ao empresário Kogi pelo investimento no Jardim Japonês
O arquiteto Luiz Fernando, casal Emiko e Kogi Fugita, prefeita Silvia Meira e vereador Júlio Zacarin Neto