Expressivo público marcou a abertura da 2ª Feira do Livro

Programação segue até sexta-feira, 17, com oficinas, contação de histórias, espetáculos e apresentações musicais; edição homenageia escritora Olga Porto
Crianças assistem ao espetáculo inspirado na obra “A Menina com sorriso de Orelha a Orelha” (Fotos: assessoria municipal)

Após movimentar Monte Alto em 2023, a Feira do Livro volta a acontecer neste ano, no Centro Cívico e Cultural ‘Dr. Elias Bahdur’. Entre os dias 13 e 17 deste mês, o evento traz apresentações teatrais e circenses, contação de histórias, além, é claro, de muita literatura.

Promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com o Consórcio Culturando, a Feira faz parte dos festejos que celebram os 143 anos do município e conta com programação diária voltada às crianças das escolas municipais e, à noite, às apresentações infantis.

Prefeita Maria Helena Rettondini, diretor Renan Petrasso e secretário Thiago Colatrelli junto ao banner da homenageada Olga Porto.

A organização preparou um espaço com oito estandes com opções variadas de livros, espaço para autores locais, livros para doação, materiais que trabalham a temática dos museus de Monte Alto, além de um estande voltado à Secretaria de Turismo e Cultura.

Além disso, cada um dos estudantes das escolas municipais recebeu um vale-livros no valor de R$ 30 para compra de itens, como na edição anterior da Feira.

Serão mais de 30 apresentações de 20 artistas diferentes, de Monte Alto e da região. A abertura da Feira do Livro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13, com uma homenagem à patrona do evento, Olga Porto. A homenageada, além de escritora, atuou como professora de Belas Artes, dedicando-se a compartilhar conhecimento e incentivar o amor através de suas letras. Sua obra mais icônica é o livro ‘Noites Sulferinas’.

Houve, ainda, apresentação de teatro com o palhaço, músico, malabarista e equilibrista, De Lucca Circus; espetáculo ‘Eureka’, da Cia. Representando a Arte, que teve como objetivo conscientizar sobre os perigos do mosquito da dengue; contação de histórias, com Cassiana Agassi; teatro experimental com o Grupo Urutau; apresentação do espetáculo ‘Menina com sorriso de orelha a orelha’, inspirado no livro homônimo, com dramaturgia do autor do livro Rodrigo Vulcano, e palhaçaria e participação de heróis conhecidos pela criançada, organizado pela Wolverine Eventos.

Na manhã desta terça-feira, 14, a programação segue com a Cia. Raros, que chega com o espetáculo ‘Clownfusão, Internacionalmente Desconhecidos’. Mais tarde, o Anfiteatro recebe a contação de história e oficina ‘O Substituto do Rei’, por Diego Caporal. O Teatro Municipal será palco do espetáculo ‘Menina com sorriso de orelha a orelha’; ao final, o público poderá acompanhar um bate-papo com o escritor.

O Grupo Urutau volta para mais uma apresentação de teatro experimental. Fechando o dia, a Correia Produções traz o show ‘Do gibi para os palcos’, com personagens da Turma da Mônica.

Quarta-feira, 15, dia do aniversário da cidade, a Feira começa com o Festival Projeto Guri, na Concha Acústica, com os polos de Monte Alto, Jaboticabal e Guariba. Depois, o público poderá acompanhar a apresentação de Taiko com o grupo Yume No Machi, de Monte Alto.

O show ‘Bumba meu boi do novo mundo’ será a penúltima apresentação do dia e levará aos presentes a denominada ‘saga do boi’, inspirada na manifestação popular do sertão da Bahia. O evento se encerra com o musical oficial do Show da Luna.

Na quinta-feira, 16, o espetáculo ‘Clownfusão’ volta ao Teatro. No Anfiteatro, a Cia. Pé de Chinelo traz seu Universo Bisgoio; haverá, ainda, área kids para a garotada, com contação de histórias. Mais um espetáculo marcará o dia, desta vez, com a peça ‘Minha família usa touca de cetim’, inspirada no livro homônimo da autora Cintia de Almeida; após o término da apresentação, será realizado um bate-papo com a escritora. O Grupo Urutau também será atração.

Alunos das escolas municipais compareceram em peso à Feira para acompanhar as atrações e adquirir os livros

Finalizando, a Cia. Pé de Chinelo apresenta o ‘Circo de Dois’, com a palhaça Girda e seu parceiro Bisgoio que, juntos, tentam fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos.

O último dia da Feira será marcado, novamente, pelo espetáculo ‘Eureka’, por contação de histórias e pelo ‘Clownfusão’. A peça ‘Minha família usa touca de cetim’ volta para outra apresentação, assim como o Grupo Urutau e seu teatro experimental.

Um Encontro de Dança Urbana promete movimentar o local, trazendo alunos da ACADES, Rafox e Jhonatam, para performarem para o público. Renan Inquérito é o MC Mágico que chega para animar os participantes, na sequência. A Feira do Livro termina com o dueto de MC Tiaguinn e Cacareco Clã.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de