Depois de percorrer o Pronto Socorro, a tenda de atendimento para queixas respiratórias e conversar com o Conselho Municipal de Saúde e com a Acima, a prefeita Maria Helena Rettondini e o vice-prefeito Dr. Joaquim estiveram reunidos na tarde de domingo, 7, num primeiro momento, com o Presidente da Câmara, José Claúdio Inforçatti, Bicudo, e com o Presidente da Associação Comercial de Monte Alto, Pedro Perdonatti, e na sequência, com o presidente do Conselho, Daewison do Vale, e com a Diretora de Promoção da Saúde, Valéria De Grandi, para traçar novas ações que visam fortalecer as medidas e o atendimento da população no enfrentamento da Covid-19 no município.
“Quero pedir a vocês, compaixão. Estamos vivendo um momento extremamente desgastante para todos. Ao olhar para médicos, enfermeiros e principalmente para aqueles que estão acometidos pela Covid, temos visto o olhar do desespero e do medo. Temos informações de que teremos 15 dias diante desta dificuldade, e nós vamos estar juntos, vamos rezar juntos e vamos sair desta juntos”, desabafou a prefeita Maria Helena.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison, disse que após o órgão ser acionado devido à gravidade da situação, uma vez que no município existem pacientes que aguardam vagas em UTI da região reguladas pelo CROSS e a informação é de que estas vagas não existem no momento. “Nós estamos sem leito, pedimos que todos se cuidem, a situação está crítica”, explicou.
A Diretora de Promoção em Saúde, Valéria De Grandi comunicou que uma das ações que será tomada é levar o Pronto Atendimento do Pronto Socorro para o salão do Asilo, que será estruturado para isso. Os atendimentos para emergência e Suspeita de Covid permanecem na Tenda anexa ao Pronto Socorro. As UBSs atenderão somente as consultas já agendadas. “Evitem procurar as Unidades de Saúde e o Pronto Socorro nestes dias, só o façam em caso de extrema necessidade.
Valéria lembrou ainda que a vacinação segue no município, de segunda a sexta-feira, conforme o cronograma das idades determinadas. “Usem máscara, álcool em gel, mantenham o distanciamento”, implorou a diretora.
O que víamos em grandes centros e na região já chegou em Monte Alto. Não temos vagas de UTI na cidade, alertou o presidente do Conselho.
Dr. Joaquim, vice-prefeito e médico, frisou que o sistema de saúde está em exaustão, estamos vendo um colapso se instalando, temos conhecimento de que na região, (7 de março), 79 pessoas aguardavam vagas em leito de UTI. Estamos fazendo de tudo para estabilizar esta situação, no entanto, precisamos que todos se cuidem”, enfatizou o vice-prefeito.