Trabalhando na área da saúde por mais de 20 anos, passando por várias funções, inclusive diretor e Secretário municipal, José Benevides Valente Silva será homenageado emprestando seu nome ao prédio público municipal localizado na Avenida Comendador Castro Ribeiro, nº. 50 – Centro. O local abriga as Farmácias de Atenção Básica e de Alto Custo, o departamento de Transporte da Área da Saúde e a Clínica de Fisioterapia. O homenageado faleceu aos 60 anos, em julho de 2015.
A Lei nº 3.400, de 8 de junho de 2018, publicada no Diário Oficial do Município nesta semana, determina a nomeação. A indicação partiu do Executivo Municipal e foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal em Sessão Ordinária no dia 4 de junho. As Comissões de Justiça e Redação; de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo; e, de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos emitiram Pareceres opinando pela aprovação do respectivo projeto de lei.
“Meu pai sempre foi uma pessoa ligada à área da saúde, desde os tempos que trabalhava em São Paulo. Detalhe: ele não possuía curso superior na área, mas sim, o conhecimento do dia-a-dia. Concursado pelo Estado, veio a Monte Alto em 1991 para trabalhar junto ao SUS no município e por aqui ficou. Com seu jeito simples e extremamente profissional, colecionou amigos por essas mais de duas décadas na cidade; ele nunca teve nenhuma pretensão política, trabalhando sempre em prol de Monte Alto, independente do partido que estava no comando”, destaca o seu filho, o jornalista d’O Imparcial, Thiago Oliva. “Agradeço ao Executivo pela homenagem e à Câmara pela aprovação, mas quero pedir licença para agradecer algumas pessoas que sempre estiveram ao lado dele, como o atual vice-prefeito Bicudo e o jornalista Carlos Alberto de Alencar, figuras importantes para que essa homenagem viesse à tona, ao saudoso ex-prefeito Gilberto Morgado e ao ex-prefeito Dr. Maurício Piovezan, que foram os primeiros a reconhecer a capacidade técnica do meu pai, dando-lhe um cargo no Governo, e à toda equipe da Secretaria da Saúde, uma ‘família’, como meu pai gostava de dizer nos anos em que passou por lá”, finaliza Thiago.
Inicialmente, a homenagem seria no prédio que abriga a Secretaria de Saúde, porém, por não ser de propriedade do Governo, Benevides passará a denominar o complexo do departamento de saúde.