Antes restritos pelos altos custos, os alinhadores tornaram-se mais acessíveis e frequentes nos consultórios odontológicos. Para os profissionais da área, que comemoraram na última segunda-feira, 25, o ‘Dia do Dentista’, trata-se de uma evolução na Ortodontia.
A popularização desse tratamento deve-se tanto à entrada de marcas nacionais no mercado, com valores de até um terço quando comparadas à líder no segmento, bem como às parcerias com alguns bancos que permitem parcelamentos em até 12 vezes.
As vantagens têm chamado a atenção, principalmente, de pacientes adultos, que procuram tratamentos mais conservadores aliados à estética.
A ortodontista Rita de Cassia Di Madeu, especialista em ortodontia há mais de 20 anos, é fã dos alinhadores. “Já usei aparelho fixo quando era adolescente e hoje estou usando Invisalign®. Posso afirmar que é muito mais confortável e estético do que o aparelho convencional.”

O padre Alexandre Malaguti disse: “O Invisalign oferece uma experiência transformadora e única, que além de favorecer a autoestima, melhora a qualidade de vida.”
Os custos variam de acordo com a marca e tempo de tratamento. Um tratamento com a marca líder no mercado, a norte-americana Align, fabricante do Invisalign®, pode oscilar entre R$6 mil e R$12 mil, dependendo da complexidade do caso – casos mais simples vão precisar de menos alinhadores do que os casos mais complexos.
As marcas nacionais chegam a custar três vezes menos. A diferença está na tecnologia, qualidade do material, adaptação aos dentes, bem como a estética, sendo que ser discreto é o principal motivo da procura por esse tratamento ter aumentado tanto nos últimos anos.
“Os resultados são fantásticos, porém depende muito do paciente porque o recomendado é utilizar de 20 a 22 horas por dia para que o resultado seja conforme o planejado”, afirma a profissional. “Importante dizer também que ele não elimina a necessidade da avaliação regular do ortodontista e as visitas ao consultório”, complementa.
No entanto, apesar de representarem um avanço na ortodontia, ela alerta para o fato de que os alinhadores invisíveis não aposentarão os tradicionais aparelhos fixos. “Com a evolução, hoje eles tratam a maior parte dos casos. Porém, em casos mais complexos, que são a minoria, será necessário usar o bom e velho aparelho fixo.
SERVIÇO – Dra. Cassia Madeu atende no Monte Alto Shopping – Mezanino, Sala 105 – (Rua Dr. Raul da Rocha Medeiros, nº 1624 – Centro), telefone (16) 99616-1199. Insta:@cassiamadeu_ortodontia