Teve início no dia 5 e termina hoje o prazo para as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O processo deverá ser feito pelos próprios estudantes por meio da página do participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito até o dia 21 de junho.
As provas serão aplicadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro; os portões estarão abertos a partir das 12h e fecharão às 13h. O exame está previsto para ser iniciado às 13h30.
No primeiro dia de teste, os candidatos contarão com 90 questões, sendo 45 de linguagens – 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol; 45 de ciências humanas e a redação. Já no segundo domingo, a prova trará 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
O gabarito do exame será divulgado em 24 de novembro, enquanto os resultados sairão apenas no dia 16 de janeiro de 2024.
O Enem é um dos principais meios pelos quais os estudantes podem ingressar no ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas de auxílio estudantil do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, o exame também é viável para aqueles que acessam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado das provas poderá ser utilizado para ingressar em instituições de ensino em Portugal, desde que possuam convênio com o Inep.
Vale destacar que os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que queiram efetuar o teste, poderão fazê-lo como treineiro, de modo a servir como uma autoavaliação.